Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Que Final de semana!!!!!!!!!!!!!!!

Dia dos Pais é sempre muito bom, mas normalmente todos os restaurantes ficam lotados (mais ou menos o mesmo que costuma acontecer no dia das mães e no dia dos namorados) e nessas datas por melhor que seja o restaurante, você acaba não comendo bem ou não sendo tratado com a mesma atenção, afinal casa lotada é terrivel para todo mundo.

Nessas ocasiões especiais, costumo ir para a cozinha e evitar esse tipo de desgaste, esse ano não foi diferente, comecei a preparar a rabada com agrião na sexta-feira a noite, já que sábado tive aula no SENAC o dia todo e depois ainda fomos em petit comité comemorar o sucesso do evento Boteco dos Chef's (aula-evento no SENAC), que teve um sem número de pratos tipicos de Botequim, acabei fazendo com ajuda da Ana Luiza o croquete de carne (receita depois) e o pernil de porco (receita depois).

Sábado a noite, tirei a maior parte da gordura da rabada que se solidificou na geladeira na superficie da panela e esquentei mais um pouco, geladeira de novo até domingo pela manhã, nova retirada de gordura, e tratei de desfiar a carne e tirar os ossos por que Rabada lá em casa, só é comida pela Regina se for a francesa (desfiada, sem os ossos e sem gordura).

Bom, deixa de papo e vamos a rabada.

RABADA COM AGRIÃO

Ingredientes:

2,5 kg de rabo bovino (de boa procedência)
02 cebola cortada em quatro
04 tomate sem casca
04 dentes de alho
1,5 litros de água (o suficiente para cobrir os pedaços de carne na panela de pressão)
150 ml de extrato de tomate
20 ml de óleo de soja
200 gramas de farinha de trigo (* costumo temperar a farinha de trigo com um pouco de sal e pimenta do reino moida na hora)
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Tabasco 20/30 gotas
Aji-no-moto qb
02 colheres de sopa de mostarda escura
04 colheres de sopa de molho shoyo
02 molhos de agrião


Modo de Preparo:

Tempere os pedaços do rabo com sal e pimenta do reino moída na hora, passe os pedaços na farinha de trigo* (só para sujar) e frite (a idéia é só selar a carne) no óleo quente aos poucos, já dentro da panela de pressão sem a tampa (conforme for fritando, retire e reserve em um prato a parte).Depois de selar todos os pedaços do rabo, coloque de volta na panela de pressão os pedaços reservados anteriormente no prato e junte os pedaços das cebolas, os tomates cortados em quatro e os dentes de alho descascados.

Cubra a carne com a água (dependendo do tamanho de sua panela de pressão, terá de ser feito em duas ou mais vezes) e coloque o extrato de tomate, tampe a panela e deixe cozinhar por 01 hora.
Espere esfriar e coloque na geladeira por 24 horas.
Retire da geladeira e com a ajuda de uma colher retire toda a gordura que se solidificou na superfície.
Esquente novamente (até ferver) e tempere com a mostarda, o aji-no-moto, o sal, o Tabasco e o molho shoyo.
Deixe esfriar e coloque na geladeira novamente por pelo menos 12 horas.
Retire alguma possível gordura que tenha subido a superfície e com a ajuda de uma colher.
Com um garfo, retire os ossos e desfie a carne cuidadosamente (retire qualquer pedaço de gordura resistente), prove o tempero e corrija alguma necessidade.

1/2 hora antes de servir aqueça a rabada e com ela fervendo (pouco antes da hora de servir a mesa) coloque as folhas do agrião (préviamente lavadas e destacadas dos talos mais grossos) e mexa com a ajuda de uma colher de pau, deligue o fogo e coloque em uma travessa funda por causa do molho.


BATATAS DAUPHINE RECHEADAS COM GORGONZOLA

Ingredientes:

Massa Choux (é a massa para profiteroles, éclair e etc... aqui vamos misturar com as batatas)

100 ml de água
100 ml de leite
75 gramas de manteiga
01 colher de chá com açúcar
01 colher de chá com sal
100 gramas de farinha de trigo
03 unidades de ovos
1,5 kg de batata
sal qb
Pimenta do Reino moida na hora
Óleo de soja qb (para a fritura)

Modo de Preparo:

Em uma panela média, coloque a água, o leite, a manteiga, o sal e o açúcar ligue o fogo forte e deixe ferver (mexa só uma ou duas vezes para não evaporar), assim que ferver coloque em fogo médio e jogue a farinha toda de uma só vez, com a ajuda de uma colher de pau misture bastante e após 01/02 minutos sempre misturando e cozinhando a massa desligue o fogo e passe para uma vasilha(Bolw) e deixe esfriar.Depois de fria a massa adicione 01 ovo de cada vez (total de 03 ovos)e misture bem com a ajuda de um fuet até incorporar cada um.Reserve.
Lave as batatas e coloque com casca, em água fervente com sal para cozinhar por cerca de 25/30 minutos ou até estarem macias para passar no espremedor, sem casca.
Agora prepare o braço e mãos a obra, misture a batata amassada com a massa choux já fria com a ajuda de uma colher de pau, misture muito bem e agora esperimente o sabor e corrija com sal e pimenta.
Isso feito, vamos fazer os bolinhos ou as queneles (quenele se faz com a ajuda de duas colheres de sobremesa em que se aperta e da forma a massa de batata, passando a massa de uma colher para a outra), depois de pronta aperte um pedaço de queijo para dentro do bolinho e feche bem direitinho, se não na hora de fritar pode abrir o bolinho ou a quenele (não coloque muito recheio em cada bolinho/quenele).
Em uma panela com pelo menos quatro dedos de altura de óleo quente, frite as queneles/bolinhos até ficarem ligeiramente dourados, secar em papel absorvente e servir imediatamente.

Lá em casa, além dos bolinhos/queneles (não deixe o caldo da rabada molhar os bolinhos) acompanhou a rabada, arroz branco com passas.......................


Bon Appetit

2 comentários:

  1. Que surpresa maravilhosa.
    Já adcionei aos meus favoritos e virarei frequentadora assídua!!

    Mas quero registrar aqui que fui cobaia dessa rabada, e confesso:
    È fantástica....´

    Ainda hoje quando penso nela...Ui!!! Minha boca enche d'água!!! É dos Deuses!!

    beijo grande


    Cacau

    ResponderExcluir
  2. Meu querido Kadu,
    Obrigada pela referência ao meu nome e a nossa eterna amizade. Mas meu amor, essa sua rabada acompanhada de batatas dauphine recheada de gorgonzola me deu água na boca e outras "cossitas mas". Isso é sacanagem. Emagreci seis quilos êsse mês mas só de olhar a receita e salivar, acho que retive de líquido, cerca de 500 gramas.
    Adorei o seu blog. Vou ficar entrando nele sempre. kkkk
    Te amo.
    beijos,
    AC

    ResponderExcluir

Adsense