Ofertas Header Adsense 2016

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O Tempero da Leitoa by Dr. Luiz Ney - Tiradentes - MG

O tempero, é segredo guardado a sete chaves e só dividido com seu próprio filho já declarou o Dr. Luiz Ney mas como quem pesquisa/degusta e fuça sempre alcança, segue abaixo nossa sugestão de tempero (site da pousada do Dr. Luiz Ney em Tiradentes http://www.villapaolucci.com.br ):

O Dr. Luiz Ney recomenda leitoas por serem menos gordas, aqui nossa sugestão de receita para uma banda de leitoa com cerca de 06 kg sempre dividida em 03 partes (cabeça com a paleta/ as costelas / o pernil traseiro), pois o tempo de cozimento de cada parte é diferente.


Ingredientes para o tempero:


02 colheres de sobremesa rasas de sal marinho
06 dentes de alho (descascados)
1/2 colher de sobremesa de orégano desidratado
1/2 colher de sobremesa de pimenta calabresa
01 colher de sobremesa de ervas da provance (Fines Herbs)
01 colher de sobremesa rasa de açúcar mascavo
02 unidades de pimenta malagueta curtidas na cachaça
01 pitada de três dedos de pimenta síria
01 pitada de três dedos de pimenta de macaco seca e ralada (Xylopia aromática)
01 pitada de três dedos de açafrão
02 folhas de louro
01 colher de café de cominho em pó
01 colher de chá de hortelã seca
10 folhas de manjericão
1/2 noz-moscada ralada
01 limão (só o suco)
01 cálice de cachaça
01 cálice de vinho branco seco

Modo de Preparo :

O tempero seco

Em uma tigela (Bowl) misture e macere o sal, o alho, o orégano desidratado, a pimenta calabresa, as pimentas malagueta curtidas na cachaça, a pimenta síria, pimenta de macaco moída, o açafrão, as folhas de louro, as folhas de manjericão, o cominho em pó, a hortelã seca, o açúcar mascavo, as ervas da provance e a noz-moscada ralada. Reserve.

O leitão

Com a ajuda de uma faquinha afiada faça vários furinhos na carne do leitão (não fure a pele), agora esfregue a mistura seca de temperos na carne e na pele do leitão. Reserve.

Pegue um saco plástico grande e coloque as peças, regue com os liquidos (o suco de limão, a cachaça e o vinho branco), sacuda o saco, feche tirando o ar e deixe na geladeira por cerca de sete dias (virando de lado todos os dias).

Passado esse tempo retire o saco plástico da geladeira, descarte a marinada e limpe/seque as peças com a ajuda de papel absorvente, reserve.

Coloque cada uma das peças com a parte da carne voltada para a grelha (dentro de uma assadeira com um copo de água dentro da assadeira) e a pele/couro para cima, deixe assar por cerca de 05/06 horas em 150ºC (a cada hora coloque um copo de água na assadeira), proteja a orelha da peça cabeça/paleta com papel aluminio para não queimar (a costela e o pernil traseiro ficam menos tempo pois tem menos gordura).

Depois disso vamos pururucar a pele/couro usando o pururucador (é o ideal) ou então um maçarico de cozinha (dá bem mais trabalho) ou ainda o método antigo que é colocar conchas de óleo fervente sobre a pele (um horror e faz uma sujeirada danada).....

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense