Ofertas Header Adsense 2016

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Empanadas.....................

Em Cozinhas das Américas aprendemos a fazer as famosas empanadas argentinas que podem ser assadas (original) ou então fritas (particularmente achei mais saborosas), faça dos dois tipos e escolha as suas preferidas, tradicionalmente são recheadas com uma mistura variada que inclui pouca carne e muitos legumes mas quase sempre levam os seguintes ingredientes: carne moída (ou picada na faca), milho, cebola, alho, azeitonas, pimentão, uvas passas, batatas e ovo cozido, podendo ou não ser bastante picantes (prefiro as picantes).

Empanadas Argentinas

Ingredientes da Massa:

500 gramas de farinha de trigo
100 gramas de manteiga sem sal (ou margarina para folhados ou banha de porco)
150 ml de água
01 colher de sobremesa rasa de Sal (ou a gosto)

Ingredientes do recheio:

500 gramas de carne bovina (alcatra/patinho bem limpa e picada na faca ou moída)
50 gramas de manteiga
100 gramas de cebola (cortada em Brunoise)
15 gramas de alho (cortado em Brunoise)
50 gramas de uva passa
100 gramas de milho (corte os grãos da espiga madura, cate e descarte os cabelos do milho )
100 gramas de tomate (concassê sem semente e sem pele)
01 molho de cheiro verde (salsinha e cebolinha bem picadinhas)
04 ovos (cozidos)
01 ovo (para pincelar as empanadas que serão assadas)
Azeite qb
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
01 pitada de cominho
02 pitadas de pimenta calabreza
01 pitada de páprica picante

Modo de Preparo:

Misture a farinha o sal e a manteiga fazendo uma farofa, agora vá acrescentando a água aos poucos até ficar uma massa lisa (essa não é uma massa para ser muito trabalhada, já que não tem fermento), agora o ideal é passá-la no cilindro (ou máquina de macarrão caseiro), ou abrir no rolo manual mesmo (nesse caso trabalhe mais a massa e faça bolas individuais de mais ou menos 50 gramas cada e abra com o rolo manual), passe muitas vezes pelo cilindro até ter uma massa bem uniforme, agora vá abrindo até ficar na espessura de cerca de 03 milimetros, enrole a massa já fina no rolo de massa e deixe descansar por pelo menos 01 hora. Depois de deixar a massa descansar corte com a ajuda de um cortador os discos com cerca de 12/13 centimetros de diâmetro (que serão recheados) e reserve-os em tabuleiro enfarinhado.

Em uma vasilha (Bowl) misture a carne com todos os temperos (Sal, pimenta do reino, pimenta calabresa, páprica picante, cominho). Reserve na geladeira.

Coloque uma panela em fogo médio e derrame um fio generoso de azeite e a manteiga, refogue o alho e a cebola, assim que estiverem ligeiramente dourados junte a carne reservada e deixe cozinhar sem mexer muito que é para não soltar muita água, vire a carne e solte com a ajuda de um garfo, agora coloque o milho e misture bem, o tomate e deixe cozinhar até secar bem, junte as uvas passas misture e desligue o fogo.

Agora junte o cheiro verde picado e deixe a carne esfriar (se quiser acelerar o processo coloque a panela em um banho maria de gelo e água). Com a carne já fria pique os ovos cozidos e misture na carne.

Pegue um circulo de massa (bata delicadamente para tirar o excesso de farinha) e passe água com o dedo ao redor das bordas, pegue um pouco do recheio (01 colher de sobremesa, vai depender do tamanho do disco de massa), coloque delicadamente no meio do disco e na palma de sua mão comece a unir as bordas (feche como um pastel), agora de um extremo para o outro vá dobrando e apertando a borda fazendo pregas, se for assar pincele com o ovo batido com um fio de azeite (só a parte de cima), se for fritar reserve em um tabuleiro enfarinhado (fritura por imersão, como pastel).

Asse em forno pré-aquecido em 180ºC até ficarem dourados, sirva ainda quentes (se fritar , pode ser com óleo ou gordura vegetal, escorra sobre papel absorvente e sirva quente).

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense