Ofertas Header Adsense 2016

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Atendendo a Pedidos...Bolinho de Feijoada !!!!!!!!















A receita original (se não me engano) é do Aconchego Carioca (Rua Barão de Iguatemi nº 388 - Praça da Bandeira - Tel: 2273-1035) mas tem também um muito bom no Boteco Salvação ( Rua Henrique de Novaes, nº 55 - Botafogo - Tel: 2266-1014) são petiscos imperdiveis dessas casas.

Vamos tentar "traduzir" para vocês, a receita do famoso e delicioso bolinho......

Bolinho de Feijoada


Ingredientes:

500 gramas de feijão preto (catado e de molho por 12 horas, usei o combrasil)
Sal qb
Azeite qb
Pimenta do reino qb
01 cebola (cortada em brunoise)
08 dentes de alho (cortados em brunoise)
02 folhas de louro
01 pimenta dedo de moça (sem sementes e cortada em brunoise)
01 linguiça calabresa (escaldada)
01 paio (escaldado)
100 gramas de charque (dessalgada, escaldada e cortada em cubos)
100 gramas de lombo de porco (dessalgado, escaldado e cortado em cubos)
100 gramas de costelinha (defumada)
250 gramas de farinha de mandioca (usei tipity fina sem tostar)
01 colher de sopa de polvilho azedo
200 gramas de toucinho defumado (cortado em cubos)
02 molhos de couve (sem o talo e cortados em chiffonade)
Farinha de rosca (usei panko)

Modo de Preparo:

Coloque a panela de pressão sobre fogo alto sem a tampa, derrame um fio generoso de azeite e grelhe as carnes inteiras (exceto a charque e o lombo que já foram cortadas em cubos) uma a uma, retire e reserve.

Agora deglasse a panela com a cebola, a pimenta dedo de moça e 1/3 do alho, coloque os grãos de feijão (escorra e reserve a água) e mexa bastante, cubra com a água reservada e complete com mais (até cerca de 1,5 litros), agora coloque as carnes reservadas todas cortadas em pedaços pequenos e as folhas de louro.

Tampe a panela e assim que começar a apitar diminua para fogo médio e marque 45/50 minutinhos, retire a pressão (com a ajuda de uma colher "force de leve" a válvula pra cima) e depois abra a panela.

Com a ajuda de uma concha, vá retirando todo o conteúdo da panela de pressão (descarte os ossos da costelinha e as folhas de louro) e vá batendo aos poucos no liquidificador, reserve.

Coloque uma panela grande sobre o fogo médio e derrame um fio generoso de azeite, coloque outro 1/3 do alho e deixe dourar, refogue nele o feijão batido e corrija os temperos.

Agora vá polvilhando a farinha aos poucos e mexendo sem parar até que a mistura comece a se soltar do fundo da panela, desligue o fogo e deixe esfriar.

Com a massa de feijão fria, junte a colher de sopa de polvilho azedo e mexa bem até incorporar. Reserve.

Agora, leve uma frigideira ao fogo médio, derrame um fio de azeite e frite os cubinhos de toucinho defumado, assim que estiverem dourados junte o ultimo 1/3 de alho e refogue a couve rapidamente, tempere com sal e pimenta do reino e reserve.

Coloque em sua mão (molhada com água) uma colherada da massa de feijão, abra a massa na palma de sua mão e coloque um pouco da couve refogada, dentro, vá fechando com cuidado fazendo um bolinho, passe na farinha de rosca e frite em óleo bem quente, retire, escorra e deixe sobre papel absorvente.

Sirva cada porção com quatro unidades acompanhado de 01 laranja descascada e cortada a francesa, torresminho, cerveja gelada e batida de limão.


Bom Apetite

17 comentários:

  1. Querido amigo, como sempre suas receitas são imbatíveis!
    Desejo a você e sua familia um ano maravilhoso.
    Querido me tire uma dúvida, baby beef e vitela são a mesma coisa? Porque estou vendo anta controversia quanto a isso que estou realmente em dúvida.
    Olha beijos e sucesso!!

    ResponderExcluir
  2. Querida Jana, um ano novo maravilhoso pra voce e se marido.
    Mas vamos lá, Baby Beef é um tipo de corte de carne, feito do bombom da alcatra, normalmente servido em churrascarias de alto padrão.
    Vitela é a carne oriunda de um garrote (boi bem novinho), talvez por isso a confusão com a tradução livre da lingua inglesa para Baby (bebe) Beef ( carne bovina).

    Abraços

    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir
  3. Carlos Eduardo,
    Amei a receita, gostaria de saber quantas unidades rende em média uma receita e se posso congelar.
    Obrigada e parabéns,
    Rosely

    ResponderExcluir
  4. Prezada Rose, seja bem vinda. Olha congela muito bem sim e a quantidade vai depender do tamanho de cada bolinho (deve ser algo entre 20 e 50 unidades).

    Abraços

    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir
  5. Carlos qual a quantidade ideal para servir em cada porção?
    obrigado fran

    ResponderExcluir
  6. Olha Fran, no Aconchego Carioca eles servem 04 bolinhos, 01 mini copo de batida de limão, 01 gomo de laranja e 04 torresminhos, eu confesso que eu acharia mais simpático se fosse 01 gomo de laranja pra cada bolinho da porção.....

    Abraços

    Carlos Eduardo(Dudu)

    ResponderExcluir
  7. carlos pro quanto tempo o bolinho de fejoada pode fica congelado

    ResponderExcluir
  8. No congelamento caseiro bem feito (aquele em que se dá um choque térmico, se coloca os bolinhos dentro de um saco plástico e se retira o ar)e acondicionado no freezer (cerca de - 18ºC) até 30 dias.
    Mas lembre-se só a massa congelada e com o bolinho recheado e feito na hora com a couve fresquinha/ recém feita, tem outro sabor!
    Abraços
    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir
  9. Querido Chef, gostaria se posso congelar a massa empanada. Obrigado.

    ResponderExcluir
  10. Poder pode mas normalmente o recheio é feito na hora, recheado o bolinho, empanado e frito.Faça a experiência de congelar já recheado e empanado e depois me conte.
    Abraços
    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir
  11. adorei a receita parabéns, por favor para congelar precisa fazer algo diferente, e para fritar e não ficar congelado dentro o que faço?

    ResponderExcluir
  12. Tudo depende do tamanho do bolinho e da temperatura do óleo onde vai ser feito. Se o óleo estiver quente demais não vai dar tempo do interior do bolinho descongelar. Faça uma ou duas experiências antes de fritar todos. Boa sorte Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir
  13. Gostaria de saber se posso congelar o bolinho ja frito. O tempo de duração e como faço para descongelar.

    ResponderExcluir
  14. Carlos Eduardo (Dudu)7 de junho de 2017 às 08:49

    Prezada Ana Paula, pode sim! Minha sugestão (seguindo os procedimentos de congelar em saco plastico sem ar) é de manter congelado ele já frito por no máximo 30 dias e descongelar em assadeira no forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 20/30 minutos. Sugiro também fazer experiencias antes já que cada forno é diferente e depende do tamanho de cada bolinho também. Boa sorte e de noticias.

    ResponderExcluir
  15. Olá Dudu!
    Preparando de um dia para o outro, posso manter na geladeira?
    Caso possa: frito ou empanado cru?
    Meu medo éo recheio (couve) ficar ruim.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. Olá Dudu! gostaria de saber se não precisa passar o bolinho no ovo para passar na farinha de rosca estou com essa dúvida

    ResponderExcluir
  17. Até pode mas como a massa já é bastante úmida não é necessário passar no ovo antes da farinha de rosca. Abraços Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir

Adsense