Ofertas Header Adsense 2016

terça-feira, 17 de novembro de 2015

MAXIXADA COM CHARQUE..........................Matei a Saudade !















Maxixe, é uma delicia (alguns mal intencionados, futriqueiros mesmo, dizem que é que nem chuchu, não tem gosto de nada. Eu particularmente também adoro chuchu) e sim pega o gosto do tempero, o gosto do camarão na maxixada de camarão e do charque na maxixada de charque.

Na verdade, sendo bem feito ajuda no frescor e na crocância de um prato e já que gosto dos legumes "al dente" , nada daquela "coisa" passada, molenga.

Maxixe tem seus segredos, há que se raspar os caroços ou se preferir, passar o descascador mesmo. Para cozinhar em um caldo fervente, inteiro por 10/15 minutinhos apenas e depois refogar com alho e cebola, cortado no tamanho desejado.

A Receita

01 kg de charque (dessalgado, cortado em cubos grandes e cozido na panela de pressão por 40 minutos)
600 gramas de maxixe (lavado e raspado)
02 cebolas grandes (picadas)
08 dentes de alho (picados)
01 litro de água
01 cubo de caldo de vegetais Knorr
50 ml de cachaça branca (de boa qualidade)
Azeite qb
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb

Modo de Preparo:

Coloque a água para ferver em uma panela grande, coloque o cubo de caldo de vegetais knorr para dissolver, assim que começar a ferver coloque os maxixes e deixe cozinhar por 10 minutinhos, deligue o fogo e deixe esfriar dentro do caldo. Quando esfriar, corte o maxixe no tamanho desejado e reserve um copo (200 ml) do caldo.

Com os dedos, esfarele a charque cozida (já fria) e reserve.

Coloque uma panela Wok sobre fogo alto, derrame um fio generoso de azeite e refogue metade do alho e da cebola com uma pitada de sal e pimenta do reino, assim que começarem a dourar misture a charque, continue mexendo para não grudar no fundo, derrame a cachaça e misture bem, deixe o alcool evaporar e desligue o fogo. Retire da panela e reserve.

Nessa mesma panela já sem a charque acebolada, derrame outro fio generoso de azeite e refogue a outra metade do alho e da cebola, assim que estiverem dourados aumente o fogo e salteie o maxixe cortado, tempere com sal a gosto (lembre-se que o charque é ligeiramente salgado)e junte o charque acebolado, mexa bastante e derrame o caldo do cozimento do maxixe reservado.

Sirva quente acompanhado de arroz branco (ou se quiser chutar o balde no mais legitimo carioquês, coma acompanhado com arroz branco, feijão preto e abóbora).

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense