Ofertas Header Adsense 2016

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Conserva de Jiló da Pousada Calçada São José - Pouso Campestre - Tiradentes - MG

Receita base passada pela Dona Du, esposa do Chef Wagner, felizes proprietários dessa linda e charmosa pousada (www.pousocampestre.com.br).

.


















Esse ano mais uma vez tivemos o prazer de ficar por lá junto de alguns amigos, foi como sempre um festival etílico-gastronômico...........

Mas vamos ao jiló, normalmente amargo e aqui no Rio relegado a aperitivo de boteco, ligeiramente empanado na farinha de trigo e frito por imersão para ser degustado com cachaça, mas que aqui nessa pousada mineira assume ares e sabores de conserva chique






















A Conserva de Jiló

25 jilós (lavados e descascados bem fininho, usar descascador de legumes)
01 cebola grande cortada em rodelas finas
02 cabeças de alho inteiras e mais 02 dentes
02 pimentas dedo de moça
02 cubos de caldo knor (carne, frango ou legumes)
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Vinagre de vinho branco qb
500 ml de azeite extra virgem

Modo de Preparo:

Prepare uma panela grande e funda com água fria e 02 colheres de sopa cheias de sal, mexa bem.Reserve.

Corte os jilós no sentido do comprido, em fatias finas (ideal usar um mandolin) e coloque na água com sal, deixe de molho (use um prato invertido para manter as fatias submersas) por pelo menos 30/40 minutos.

Coloque uma panela grande com 2/3 de água sobre o fogo alto, nessa água deixe ferver os 02 cubos de caldo Knor escolhidos, as 02 cabeças de alho com casca e tudo, as 02 pimentas dedo de moça inteiras e 01 pitada de sal e 01 pitada de pimenta do reino.

Assim que essa panela começar a ferver, pegue a outra panela com os jilós fatiados e escorra a água fora, coloque os jilós fatiados na panela com água/caldo fervente, diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos. Retire os Jilós, as cabeças de alho e as pimentas com a ajuda de uma escumadeira e espalhe sobre uma assadeira, deixe esfriar (pode descartar o caldo).

Descasque as cabeças de alho cozidas e os 02 dentes de alho cru e corte todos em fatias finas e misture. Reserve.

Corte a cebola em rodelas finas e reserve.

Corte as pimentas ao meio, descarte os cabos e as sementes, pique bem miudinho. Reserve.

Agora pegue uma vasilha plástica (tipo Tupperware) com tampa, grande o suficiente para guardar a conserva na geladeira e vamos fazer camadas :

no fundo :

Um fio generoso de Azeite, gotas do vinagre, um pouco do alho picado, um pouco das cebolas, um pouco das pimentas dedo de moça e agora arrume as fatias de jiló, uma a uma para cobrir o fundo da vasilha, 01 pitada de pimenta do reino e nova camada com outro fio generoso de Azeite, gotas do vinagre, um pouco do alho picado, um pouco das cebolas, um pouco das pimentas dedo de moça e nova camada de fatias de jiló, outra pitada de pimenta do reino e assim sucessivamente até acabar com o jiló, e cobrir tudo com o azeite (tem de sobrar azeite mesmo, ficar "boiando" em azeite como se diz.

Tampe a vasilha e leve a geladeira, deve ficar quietinho na geladeira por pelo menos 48 horas (dois dias).

Antes de servir e depois das 48 horas, passe as colheradas da conserva por uma peneira (reserve o azeite) e agora sem liquido e com a ajuda de um garfo e uma faca pique toda a conserva (para ficar mais fácil de colocar sobre uma torradinha) e volte ela para o azeite.

Sirva acompanhada de torradinhas de pão.

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense