Ofertas Header Adsense 2016

terça-feira, 12 de agosto de 2008

O PERNIL & O CROQUETE DO BOTECO DOS CHEF'S

Devidamente clicados pelo Chef Juliano, eu e a Chef Ana Luiza trabalhando nos já comentados Pernil e Croquete de carne do Boteco dos Chef's de sábado passado.

Vamos a eles então, para que mais gente possa duplicar essas delicias!!!

PERNIL DE PORCO AO BOTECO DOS CHEF'S


Ingredientes:


01 pernil ou paleta de porco com cerca de 4,5 até 5,5 kg
1/2 embalagen de banha de porco
01 garrafa de vinho tinto seco de boa qualidade
01 colher de sopa de tomilho (Por insistência do amigo Chef José Carlos)
02 colheres de sopa de alecrim fresco
02 unidades de cebola
120 gramas de alho (umas 4 cabeças de alho inteiras)
02 limões (só o suco)
Sal qb
Pimenta do reino moida na hora qb
papel aluminio


Modo de Preparo:

Amasse os dentes de alho descascados e depois pique-os com a faca, misturando com sal para formar uma pasta que deverá ser esfregada na carne do pernil (se quiser poder fazer uns furinhos na gordura do pernil para a mistura entranhar mais), depois esfregue o tomilho e o alecrim, um pouco de pimenta do reino moída na hora e um pouquinho mais de sal. Feito isso dos dois lados do pernil regue-o com metade do conteúdo da garrafa de vinho. Faça a mesma coisa agora (esfregar), com a banha de porco.
Corte as cebolas em quatro pedaços grandes (corte em cruz) e solte-a em pétalas sobre a assadeira fazendo um leito para o pernil com o lado mais gordo para baixo.
Pegue as três cabeças de alho restantes e com cuidado para não tirar a casca corte cada uma ao meio no sentido horizontal, de maneira que tenhamos a parte de cima e a parte de baixo da cabeça de alho com os dentes a mostra, coloque cada metade na assadeira e regue com um pouco de azeite.
Cubra tudo com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido na temperatura de 200º graus, por 01 hora e meia. Tire com cuidado o papel alumínio, e regue o pernil com mais um pouco do vinho e vire-o de lado (agora com a gordura para cima), cubra novamente com o papel alumínio e deixe no forno por mais 01 hora, agora tire o papel alumínio e regue o pernil com o caldo que se formou na assadeira e deixe dourar por mais 1/2 hora sem o papel alumínio.
Com o pernil dourado desligue o forno , retire a assadeira e deixe descansar a temperatura ambiente por cerca de 20 minutos.
Comece agora a fatiar cuidadosamente de maneira que não desmanche o pernil, e arrume na travessa (ligeiramente funda) onde será servido, com cuidado retire cada um dos dentes de alho assados e coloque sobre o pernil.
Pegue agora a assadeira junto com as cascas das cabeças de alho assadas, as cebolas e tudo o mais que ficou na assadeira e leve ao fogo baixo e com a ajuda de uma colher de pau e do vinho que sobrou na garrafa, vamos deglaçar a assadeira. Passe todo o liquido e demais resíduos da assadeira por um passador chinois (ou peneira) e com esse molho regue o pernil.

Pronto, agora é só comer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


CROQUETE DO BOTECO DOS CHEF'S


Ingredientes:

01 kg de patinho moído (duas vezes)
02 unidades de cebola roxa grande
02 molhos de cheiro verde (cebolinha e salsinha)
03 dentes de alho
Molho Inglês qb
400 gramas de manteiga sem sal
Azeite qb
sal qb
Pimenta do reino branca moída na hora
400 gramas de farinha de trigo
200 ml de caldo de carne ou leite
01 pact de farinha de rosca
02 ovos
01 litro de óleo de soja (para fritar)

Modo de Preparo:

Refogue 01 Kg de carne moída (patinho) com a metade da manteiga e um pouco do azeite, duas das cebolas raladas, pimenta do reino moída na hora e sal, depois de cozida a carne colocar a cebolinha e a salsa picada e 01 colher de sopa de molho inglês, deixar esfriar e passar no processador.
Derreta a outra metade da manteiga com um pouco de azeite e refogue a cebola ralada que sobrou. Adicione a farinha de trigo, formando uma pasta macia. Adicione o caldo de carne (ou o leite) aos poucos, mexendo até engrossar. Adicione sal e pimenta a gosto. Adicione o patinho já cozido e processado. Misture bem e deixe a mistura esfriar completamente. Para fazer os croquetes, enrole a mistura em formato de pequenos tubos. Passe no ovo batido e depois na farinha de rosca. Repita a operação até atingir o total empanamento. Frite em óleo quente, até que estejam dourados.

Espero que gostem, lembra o croquete da Casa do alemão (resguardadas as devidas considerações, pois o croquete deles é maravilhoso).

2 comentários:

  1. DUDU!!! Bem original. Olha eu amei, amei o cheff as receitas , ja copiei algumas , mas bacalhau de garrafa!!!! merece encontro na casa do amigo para degustação , não achas? Bem so falta uma coisinha... uma fotinha da prof.

    bjks sucesso

    ResponderExcluir
  2. Querido Chef DUDU!!!!!,
    Seu Blogg está MARAVILHOSO..., e a sua cara! Tem momentos que posso até ouvi-lo "declamar" suas receitas com seu vozeirão, e com a boca cheia dágua ficamos a aguardar que um pratinho seja servido para degustação.
    É um prazer te-lo ao meu lado nas nossas aulas e na cozinha, me delicio com todas as suas receitas e me alimento do seu conhecimento gastronômico.
    Mesmo achando que nossa foto poderia ter ficado num ângulo "mais magro"...adorei estar no seu bloog.Parabéns!beijos trufados.

    ResponderExcluir

Adsense