Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

FINAL DE SEMANA EM ANGRA......


Nada como um bom planejamento, mas se algo der errado, não se preocupe e viva o bom humor e a improvisação!!!!

Sexta-feira a tarde nos mandamos para Angra capitaneados pelos nossos queridos amigos Marco Antônio e Bia, com direito a pit-stop na Delicatessen Santa Edwiges (Tem a forma de um moinho ao lado da queijaria) no meio do caminho (Itaguai) e três dedos de prosa com o Proprietário (Sr. César), uma figuraça com forte sotaque da terrinha (Portugal, ora pois pá) e cozinheiro de mão cheia, comi empadinhas de camarão, de cebola com queijo e de queijo (todas deliciosas), já me dava por satisfeito quando anunciam uma novidade, pastéis Brasileiros (lembram os pastéis de Santa Clara mas muito mais delicados), uma verdadeira glória, para se comer rezando!!!! e tem mais, feito SEM AÇUCAR.

Esqueci de levar o Gin , mas tinha Vodka e leite de coco, fiz uma excelente batida chamada coquinho e tivemos um fim de tarde inicio de noite ótimo, esqueci as azeitonas pretas do Farfalle com queijo Brie, sem problemas, comemos o queijo Brie de entrada e fiz o Farfalle com molho de linguiça e tomate.

No dia seguinte aproveitamos para experimentar as (ótimas) instalações da churrasqueira e fizemos filé de congro negro (fresco) grelhado, além dos camarões VG grelhados com casca e tudo. Como alguns são carnívoros ao extremo, ainda rolou a picanha bovina com a tradicionalissima linguiça de porco (tudo muito bem acompanhado por farofa de alho, arroz branco, salada de folhas e molho vinagrete), e regado a caipirinha de limão com cerveja geladissima. Já a noite, depois da sauna que ninguém é de ferro encaramos uma saladinha de macarrão com maionese caseira e camarões frescos cozidos.

Ultimo dia, corrida de F1 pela manhã e muita chuva lá fora, enquanto os "atletas" foram dar sua caminhada matinal, preparei o braseiro para o almoço de despedida, alcatra de porco, picanha bovina, linguiça fina da casa do alemão e um aperitivo diferente (barbas e patinhas de camarão que normalmente são jogados fora) que aprendi com minha amiga Chef Ana Luiza, tudo regado a muitas doses de JW red com gelo.

Vamos pela ordem:

Batida Coquinho

Ingredientes:

01 medida de leite de coco (200 ml)
02 medidas de Vodka (Smirnof) (400 ml)
Gelo (pelo menos 10 pedras)
Açúcar qb (03/04 colheres de sopa)
Coco ralado (02 colheres de sopa)

Modo de Preparo:

Bater tudo junto no liquidificador por pelo menos três minutos.

Farfalle com queijo Brie (receita já postada no Blog é só procurar)

Farfalle com linguiça e tomate

Ingredientes:

01 pct de massa Farfalle 500 gramas (Trigo de Grano Duro)
02 latas de tomates pelados
02 tomates frescos picadinhos
01 cebola cortada em Brunoise
03 dentes de alho cortados em Brunoise
01 Kg de linguiça fina (calabresa) da Casa do Alemão
Azeite qb
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora

Modo de Preparo:

Faça um refogado com o azeite, a cebola e o alho, tempere com uma pitada de sal e com a pimenta do reino moída na hora, junte a linguiça cortada em pedaços pequenos e deixe refogar por 02 minutinhos então junte o tomate fresco, espere mais cinco minutos e junte o tomate pelado, tampe a panela e abaixe o fogo deixando cozinhar mais 10/15 minutos (experimente o sabor e corrija se necessário, caso esteja ácido ponha uma colherinha de chá de açúcar).
Coloque o macarrão em água fervente temperada com sal, e espere ficar "Al Dente"(coisa de 7 minutos mas é melhor experimentar antes de apagar o fogo), escorra e misture a massa com o molho e sirva com um bom queijo parmesão ao lado.


Filé de peixe Congro Negro na Brasa

Ingredientes:

04 filés com cerca de 02/3 cm de espessura (1kg de peixe fresco)
Azeite
02 dentes de alho
Sal
01 Limão (só o suco)
Pimenta do reino moida na hora

Modo de Preparo:

Veja se estão limpos, livres de pele e espinhas.Regue com o suco do limão e passe uma pitada de sal e esfregue a pimenta do reino moida na hora. Misture o azeite com o alho picadinhos e pincele os filés de peixe dos dois lados, coloque na grelha um pouco afastado das brasas por cerca de 3/4 minutos, depois aproxime do braseiro e deixe selar, também dos dois lados e sirva.


Camarão VG

01 ou 02 Camarões por pessoa
Sal qb
01 Limão (só o suco)
Pimenta do reino moida na hora
Azeite qb
02 dentes de alho picados


Modo de Preparo:

Limpar o camarão VG sem tirar a cabeça e a casca tem seus mistérios mas vou tentar explicar (por escrito) aqui no Blog sem o auxilio das fotografias. Vá para a beira da pia e gire a torneira para abrir a água devagarzinho até ficar um fio médio continuo (nem muito forte nem muito fraco), force a cabeça do camarão para baixo sem quebrar e force um buraquinho com o seu dedo indicador entre a cabeça e o corpo do camarão, feito isso é só colocar debaixo do fio de água que conforme a água for entrando a sujeira vai saindo, se estiver muito forte vai respingar na cozinha toda e se estiver muito fraco a sujeira não sai, depois com cuidado puxe a tripinha que estará com a pontinha pendente no lado do corpo (algumas pessoas usam a ponta de um palito de dente para puxar a tripinha).
Pronto agora é só temperar os camarões limpos com sal (como eles estão com a casca pode colocar um pouco a mais de sal), pimenta do reino moida na hora e o suco do limão.Deixe marinando coisa de 2 minutos. Misture o azeite com o alho picadinho e pincele nos camarões, agora é só colocar na grelha sobre o braseiro, coisa de três minutinhos de cada lado (os camarões mudam de cor).
Eu espero esfriar só um pouquinho e como com as mãos, se preferir ataque de garfo e faca mesmo................

Barbas e Perninhas de Camarão

(isso é só coisa de cozinheiro econômico mas como o sabor é ótimo, fica a sugestão. Após limpar o camarão use a cabeça e as cascas para fazer caldo e as perninhas e as barbas que eram jogados fora aproveite para fazer esse delicioso aperitivo).

Ingredientes:

300 gramas de barbas e perninhas de camarão
Azeite
Sal
02 dentes de alho picadinhos
1/2 limão

Modo de Preparo:

Lave as barbas e perninhas em água corrente sobre uma peneira, escorra e deixe marinando em uma vasilha com o suco do 1/2 limão. Coloque uma frigideira sobre chama média, quando estiver quente ponha o azeite e deixe ele circular por toda a frigideira, seque as barbas e perninhas e leve a frigideira, deixe dourar de todos os lados, misture o alho picado com um pouco de sal e quando as barbas e perninhas já estiverem bem secos, ponha o alho e mais um pouco de azeite, assim que o alho dourar tire do fogo e coma como se fossem "pipocas".

Bon Appetit

Um comentário:

  1. meu amigo dudu, foi um prazer recebe-lo em minha casa em angra e fico feliz q tenhas gostado. o cesar ( portugues q tem o restaurante em forma de moinho em itaguai ) eh relamente uma peça rara ! na casa n existe cardapio e muito menos preços. vale a pena uma visita ao segundo andar onde ele tem uma excelente adega. no mais o tempo ajudou para q pudessemos conversar bastante e saborear sua deliciosa culinaria ! o congro negro, a "saladinha" de macarrao com camaroes o farfalle estavam para marcar historia !
    fiquei satisfeito de aprender como limpar o camarão VG sem descasca-lo e pretendo praticar muito agora em angra !

    []s marco

    ResponderExcluir

Adsense