Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O Nordeste em três sentidos......Visão, Paladar e Olfato.

A idéia era transformar nossa prova final da cadeira de eventos da Mestra Cristina Lontro em algo agradável e útil quanto ao nosso aprendizado. Não posso falar pelos outros mas como um dos idealizadores do evento, posso afirmar que ficou (com os recursos disponíveis) muito melhor do que imaginei, estão todos de parabéns e vou tentar dar aos leitores uma pálida idéia de como estava bom, pois acabou virando uma maratona Gastronômica já que me obriguei (não foi tanto sacrifício assim) a experimentar cada um dos pratos doces e salgados sem contar os sucos de frutas, a cajuina, o caju amigo, as batidas e as cachaças:

A responsabilidade do nosso grupo (Chef Claudia Martins, Chef José Carlos e Eu) foi o Estado do Maranhão e o seu prato mais conhecido (representativo), que é sem duvidas o Arroz de Cuxá (apesar da caldeirada de camarão, comida anos atrás na saudosa Base do Germano).

ARROZ - DE - CUXÁ

02 e ½ xícaras de (chá) de arroz lavado e escorrido
02 xícaras de (chá) de ervas frescas (salsinha, coentro, cebolinha) picadas
04 tomates médios bem maduros, sem peles e sem sementes
750 gramas de quiabos pequenos bem novos
01 colher de (chá) de pimenta vermelha amassada
09 colheres de (sopa) de azeite de oliva
01 e ½ quilos de camarões pequenos e limpos
04 colheres de (sopa) de suco de limão
01 maço médio de azedinha ou vinagreira
300 gramas de camarão seco limpo (salgado)
01 xícara de (chá) de farinha de mandioca
01 xícara de (chá) de gergelim torrado
01 cebola grande ralada
04 dentes de alho amassados
02 colheres de (sopa) de vinagre

Modo de Preparo:

Em uma panela, aqueça 4 colheres de (sopa) de azeite e refogue o arroz, sem parar de mexer, por 6 minutos, ou até o arroz ficar brilhante. Junte 5 xícaras de (chá) de água fervente, misture e tampe parcialmente a panela.Reduza o fogo e cozinhe por 12 minutos, ou até o arroz ficar "al dente".

Tempere os camarões com o suco de limão. Lave a azedinha e coloque-a em uma panela com 1 e ½ litro de água. Leve ao fogo e cozinhe por 10 minutos, ou até os talos da azedinha ficarem macios. Retire do fogo, esprema bem para retirar o excesso de líquido. Reserve a água. Coloque a azedinha em uma tábua e bata com uma faca até obter uma pasta.

Bata no processador os camarões secos, a farinha de mandioca e o gergelim, até obter uma farofa.
Amasse a polpa dos tomates com um garfo e reserve.
Lave e limpe os quiabos e seque com toalha de papel. Espalhe-os sobre toalha de papel para secar bem,trocando o papel se necessário.

Aqueça numa panela o azeite de oliva restante e refogue a cebola, a pimenta vermelha (prefiro a dedo de moça) e o alho. Junte o camarão (sem o líquido do tempero) e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 4 minutos. Adicione o tomate, as ervas e deixe por mais 2 minutos. Junte 1 litro de água fervente, o quiabo e o vinagre e cozinhe, mexendo de vez em quando, por 10/12 minutos, ou até o quiabo ficar cozido.
Em seguida, adicione a farofa, a azedinha e 1 xícara de (chá) do líquido de cozimento da azedinha.

Cozinhe, sem parar de mexer, por mais 2 minutos, ou até o caldo engrossar. Espalhe o arroz bem quente em uma travessa, cubra com o mingau de cuxá e sirva.


O SORVETE DE BACURI

Como não encontramos a fruta em natura e nem a polpa congelada, fomos obrigados a comprar o sorvete pronto no Mil Frutas (Uma delicia e sem trabalho nenhum).


O CAJU AMIGO

Ingredientes:

06 unidades de caju
01 garrafa de cachaça de boa qualidade
20 gramas de Sal

Modo de Preparo:

Lave as frutas e seque-as, corte o caju em 05 fatias. Pegue uma fatia e coloque uma pitadinha de sal (quase nada), morda com gosto e comece a mastigar, agora de um golinho no copo com a cachaça e deixe os sabores se misturarem na sua boca, continue a mastigar e engula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense