Ofertas Header Adsense 2016

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

continuação de "Jantar de Comemoração".............

Agora vem o prato principal (Rosbife de Filet Mingnon com Molho de vinho tinto e cogumelos Paris) , seus acompanhamentos (Arroz de Passas e Batata Gratinada) e a sobremesa (Bolo Floresta Negra).

Rosbife

Ingredientes:

01 peça de filet mingnon limpa
02/03 colheres de sopa de mostarda Dijon
Pimenta do Reino moída na hora qb
Sal qb
Azeite qb
100 gramas de manteiga

Molho de vinho tinto com Cogumelos Paris

Ingredientes:

01 garrafa de vinho tinto seco (de boa qualidade)
02 cebolas picadinhas (Brunoise)
02 dentes de alho picadinhos ( Brunoise)
100 gramas de manteiga
02 bandejas de cogumelo Paris (limpe com pano seco e corte em quatro)
Pimenta do Reino moída na hora qb
Sal qb

Modo de Preparo:

Rosbife

Tempere o filet Mingnon com a pimenta do reino moída na hora e esfregue a mostarda Dijon nele.Reserve.
Aqueça uma panela grande e ponha o azeite e a manteiga para selar o Filet Mingnon (tempere o filet com o sal só agora), sele o filet por todos os lados cerca de 02/03 minutos de cada lado em fogo forte.Retire e reserve o Filet em uma assadeira.

Molho de vinho tinto com Cogumelos Paris

Na mesma panela que você selou o Filet, vamos deglaçar (aproveitar os insumos e sabores grudados nela) a panela com a cebola e o alho (se necessário ponha um pouco mais de azeite), quando a cebola e o alho já estiverem transparentes acrescente os cogumelos e refogue-os também, tempere com sal e pimenta do reino moída na hora e mexa bem, coloque o vinho, reduza o fogo e deixe cozinhar com a panela tampada por cerca de 20/30 minutos (mexendo de vez em quando).
Destampe a panela e deixe o molho reduzir a metade em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo.Desligue o fogo e coloque a manteiga e deixe ela ir incorporando sózinha, só agite a panela.
Corte o Filet em fatias de um ou dois dedos grossos e cubra com o molho quente, parte do molho (só a parte liquida) coloque na molheira e sirva ao lado. Rosbife é servido mal passado, normalmente as pontas ficam ao ponto.

Batata Gratinada (com molho bechamel)

Ingredientes:

01 kg de batata inglesa
01 litro de leite integral
200 gramas de farinha de trigo
200 gramas de manteiga sem sal
Sal qb
04 grãos de pimenta do reino
Pimenta do reino moída na hora qb
1/2 cebola descascada
02 folhas de louro
1/2 noz moscada ralada
01 manta de mussarela de bufala
400 gramas de queijo parmesão ralado grosso
04/05 fatias de queijo mussarela normal

Modo de Preparo

Coloque as batatas para cozinhar em água fervente com sal por cerca de 15 minutos (devem ficar cozidas mas ainda firmes), deixe esfriar um pouco e descasque as batatas e depois corte em fatias redondas de 01 centímetro.Reserve.

Em uma leiteira, coloque a cebola, as folhas de louro, os grãos de pimenta, rale a 1/2 noz moscada, o leite e misture. Deixe ferver, desligue o fogo e reserve.

Em uma panela grande, derreta a manteiga em fogo baixo e depois misture a farinha de trigo (com a ajuda de um fuet/batedor de arame), até ela ficar ligeiramente dourada, coe o leite e o coloque nessa panela, continue mexendo até começar a engrossar, coloque 1/3 do queijo parmesão ralado e continue a mexer até incorporar. Desligue o fogo (experimente o tempero e corrija se necessário) e cubra com papel filme encostado no molho.Reserve (parabéns você acabou de fazer um belo molho Bechamel) .

Pegue o pirex fundo em que pretende servir a batata gratinada e coloque um pouco do molho cobrindo o fundo do pirex, faça uma primeira camada de fatias de batata, coloque um pouquinho do molho sobre cada uma, cubra com metade da manta de mussarela de bufala, um pouco mais de molho, e polvilhe queijo parmesão ralado, mais uma camada de batata, um pouco de molho em cada uma, cubra com a outra metade da manta de mussarela de bufala, mais um pouco de molho e parmesão ralado, agora a ultima camada de fatias de batata, cubra com as fatias de mussarela comum, bastante molho para cobrir e por ultimo cubra com bastante queijo parmesão ralado. Leve ao forno pré-aquecido a 180º graus por cerca de 15/20 minutos até gratinar o queijo parmesão.Sirva imediatamente.

Arroz de Passas

04 xícaras de arroz
08 xícaras de água quente
01 cubo de caldo de legumes Knnor
1/2 cebola picadinha
1 dente de alho picadinho
04 colheres de sopa de óleo de soja
Sal qb
250 gramas de uva passa sem caroço (preta ou branca)

Modo de preparo:

Faça seu arroz normalmente e quando for desligar o fogo após quase secar a água do cozimento, coloque as passas e deixe a panela tampada e coberta com jornal para manter a temperatura, na hora de servir é só misturar as passas ao arroz.

Agora só ficou faltando a sobremesa(vou pegar a receita com a Mariza e posto no Blog mais tarde), que nada mais é que um pão de ló de chocolate cortado em três pedaços horizontalmente, regado com Kirch(destilado de cereja) e recheado com creme de chantily feito na hora e cerejas em calda de marrasquino. No nosso caso, ela ainda cobriu o bolo com creme de chantily, raspas de chocolate meio amargo e decorou com mais cerejas.

Bon Appetit

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense