Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Feijoada de domingo...................

Ontem, não foi exatamente um domingo comum já que aproveitamos para comemorar o aniversário da minha prima Martha Cardoso Moreira Lima, na casa da vovó e com direito a feijoada, batida de limão e cerveja. De aperitivo tivemos uma belíssima linguiça frita e macaxeira (cozida) frita. Além do prazer de ver a família e se comer uma boa feijoada, a novidade foi poder ir a pé para casa e sem carro para dirigir (a casa nova é pertinho da casa da Vovó), com isso pude beber a vontade!

Feijoadas existem muitas, algumas realmente imperdiveis como a do Bolinha em São Paulo, a do Recife Palace em Recife (não sei atualmente),a do Desacato no Leblon e do Garden (aos sábados) no Jardim de alah aqui no Rio e outras que só ouvi falar, mas ainda não tive o prazer de experimentar.

A boa feijoada não dispensa alguns cuidados importantes como ser feita de véspera (na realidade se coloca o feijão de molho na noite da antevéspera e pelo amor de Deus não jogue fora essa água, use-a para cozinhar o feijão), tem que ter caldinho de feijão para se beber, tem que ter torresmo com bastante carne, deve ter couve sendo feita de pouquinho em pouquinho, batida de limão de cachaça boa, cerveja bem gelada, laranja cortadinha a francesa bem docinha sem pele e sem caroço, molho de pimenta (faça um refogado com cebola, alho e pimenta dedo de moça, tudo bem picadinho, depois misture com duas conchas do caldo da feijoada), farofinha de alho, as carnes serem servidas em vasilhas separadas e mesmo que não se coma orelha, rabo e pé de porco eles devem ser cozidos junto com o feijão.

Mas vamos a ela..............

FEIJOADA DE DOMINGO

Ingredientes:

- 200 gramas de carne seca bovina
- 300 g de costela de porco defumada
- 200 g de pé de porco salgado
- 100 g de rabo de porco salgado
- 100 g de orelha de porco salgada
- 200 g de lombo de porco defumado ou salgado
- 150 g de paio
- 150 g de linguiça portuguesa
- 150 g de língua de boi defumada
- 100 g de Bacon
- 01 kg de feijão preto
- 04 colheres de sopa de óleo de soja
- 250 gramas de cebola picada (para temperar o feijão)
- 120 gramas de alho picado (para temperar o feijão)
- 5 folhas de louro (para temperar o feijão)
- 2 laranjas com casca (bem lavadas)

Modo de Preparo

Limpe bem as carnes salgadas, tirando o excesso de gorduras e de nervos, limpe de pêlos e coloque-as de molho em água na geladeira por 24 horas, trocando a água três a quatro vezes durante este período.

Ferva as carnes salgadas em peças inteiras, durante mais ou menos 20 minutos em fogo forte, e jogue a água fora, pois nessa água, vai estar todo o excesso de gordura.

Coloque então as carnes para cozinhar de forma definitiva, já com o feijão, as folhas de louro e as laranjas cortadas em metades, na seguinte ordem: carne seca, pé e orelha de porco. Meia hora depois coloque a língua, o rabo e as costelas, e após meia hora, coloque o lombo, a linguiça, o paio e o Bacon, cuidando para tirar e jogar fora, durante todo o cozimento, a gordura que for subindo à superfície.

Em uma frigideira, doure bem a cebola e o alho no óleo previamente aquecido, retire uma concha de bagos de feijão e caldo e coloque na frigideira e amasse com o garfo os bagos misture tudo muito bem e coloque de volta na panela do cozimento, junto com as últimas carnes para cozinhar, retirando antes as metades das laranjas, que já cumpriram o seu papel de cortar a gordura das carnes.

Após duas horas comece a testar o grau de cozimento das carnes com o garfo, pois nem todas chegam ao grau de maciez ao mesmo tempo, retirando e reservando as que já estiverem no ponto.

Quando todas as carnes e o feijão estiverem no ponto, retire e corte as carnes em pedaços pequenos para servir (cada carne com um tipo de corte diferente da outra para poder diferenciar depois), voltando para a panela com o feijão e cozinhando por mais 10 a 15 minutos em fogo brando (quando tenho tempo e para ficar mais light, deixo esfriar e coloco na geladeira por uma noite, a gordura que ainda houver retiro de manhã da superficie da panela da feijoada).

Sirva as carnes em vasilhas separadas e acompanhada com arroz branco, Torresmo, laranja cortadinha (sem pele e sem caroço), couve mineira refogadinha no azeite com alho e Bacon, e uma bela farofa de farinha de mandioca com alho.

Bom Apetite

PS:Se meu querido Chef Moa (Moacir) ler essa receita vai chiar com a linguiça portuguesa, tudo bem, substituam por outra linguiça de porco curtida.

8 comentários:

  1. Olá, estava procurando o tempo de cozimento das partes do porco usadas em feijoada... Eis que topo com este "delicioso" blog sobre gastronomia. Parabéns ao seu idealizador, ótima a idéia de colocar "musica na cozinha".
    Para mim que estou treinando inglês está ótimo... Abs, Maria Luiza

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Maria Luiza, seja bem vinda e estou sempre a disposição para tirar duvidas e trocar informações.

    Abraços

    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Excelente receita!!!
    sua explicação foi tão boa e minuciosa que pude fazer sem dúvida alguma...
    Obrigada por compartilhar, Que Deus continue abençoando sua Precisa Vida,
    Muitoooo Obrigada!!
    Grande Abç!!

    ResponderExcluir
  5. O seu amigo chef Moacir, deve ter algum motivo especial para dispensar a linguiça portuguesa, ela dá um sabor diferenciado. Eu costumo cozinhar, depois dou um fritura para selar e depois incluo junto aos ingredientes da Feijoada já em cozimento, fica gostoso e não desmancha.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Sergio , nada demais só que o chef Moa era um purista que só concordaria com uma linguiça de porco comum na feijoada, também uso a portuguesa e fica ótimo.
    Abraços

    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir

Adsense