Ofertas Header Adsense 2016

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O meu amigo Urani.............Baiano Arretado e Cozinheiro de mão cheia!

Amigo não se mede pelo tempo de conhecimento mas sim pelo impacto na nossa vida, conheci o Urani ano passado durante o curso de cozinheiro profissional do Senac que ambos fizemos, óbvio que o fato de termos interesses em comum (gastronomia) ajudou na aproximação, mas é muito mais do que isso.

Primeiro vou exaltar as qualidades dele e o que nos une, depois escrever sobre nossas agradáveis desavenças e de como é boa a diversidade de pensamento (já dizia nosso saudoso Nelson Rodrigues "Toda Unanimidade é Burra", e também a famosa frase "O que seria do amarelo se todos gostassem do vermelho") e de gosto.

Generosidade é a palavra que melhor define o Urani (como já o disse a mestra Cristina Lontro), ele transborda generosidade por todos os poros, quase todas as aulas ele faz questão de levar presentes feitos por ele para todos da turma (Bolos de fubá, Cucas de abacaxi, Mungunzá, Doces variados, Farinha de mandioca, Carne de sol ...etc.), lembranças do nosso querido Nordeste (essa é outra coisa que nos une, o amor e o carinho pela Bahia, por Pernambuco e pelo Nordeste de uma maneira geral) que ele faz questão de dividir com todos, mas a generosidade dele vai mais longe, sempre tem um sorriso nos lábios, uma palavra amiga, uma dica interessante, um abraço carinhoso (principalmente junto ao publico feminino da turma), um conselho importante que distribui humildemente sem esperar reconhecimento ou principalmente, sem querer aparecer!

Nossa principal desavença, é que voltei a engordar por culpa dos doces (deliciosos) que aprendi a gostar por "culpa" dele e nosso paladar que teima em brigar na quantidade de sal, já que ele carrega mais no sal do que eu.

Mas isso tudo, é para passar a receita do meu jantar de ontem a noite que teve a fundamental colaboração dele, já que a carne de sol e a farinha foram presentes dele trazidos na bagagem da ultima visita que sua mulher fez a Bahia.

Carne de Sol grelhada com feijão verde, arroz branco e farofa de bolão com abóbora

Ingredientes:

01 kg de Carne de Sol
01 litro de leite
01 unidade de manteiga de garrafa

01 kg de feijão verde
01 cubo de caldo Knnor de legumes
04 dentes de alho picadinhos
02 cebolas cortadas em quatro
02 linguiças Portuguesas

Azeite qb
Sal qb

250 gramas de Abóbora cortada em cubos
01 cebola picadinha
02 dentes de alho picadinhos
500 gramas de farinha branca finíssima (se possível do Nordeste)

Modo de Preparo:

Vamos dessalgar a carne de sol, deixando de molho na água e na geladeira por 06 horas, agora corte em bifes de dois dedos grossos de espessura e deixe de molho no leite e na geladeira por mais 06 horas. Reserve na geladeira.

Dentro da panela de pressão destampada, frite a linguiça em pedaços com o azeite, agora ponha a cebola, deixe suar e ponha o alho picadinho, deixe refogar um pouco e coloque o cubo de caldo knnor, o feijão e cubra com água fervente. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo alto até a válvula começar a apitar, então diminua o fogo e cozinhe por cerca de 15/20 minutos, desligue o fogo, tire a pressão com a ajuda de uma colher (forçando a válvula para cima) abra a panela (só depois que estiver sem pressão) e experimente a textura dos grãos de feijão (se necessário cozinhe mais um pouco até o feijão ficar macio).Reserve.

Em uma panela, coloque o azeite, faça um refogado com cebola, alho e uma pitada de sal, agora coloque a abóbora cortada e cubos médios e um pouco de água (pouca mesmo, pois a abóbora vai soltar mais água) deixe cozinhar em fogo baixo, logo que estiver macia (experimente o tempero e corrija), agora misture os pedaços da abóbora com a farinha (vão ficar bolões), desligue o fogo.Reserve.

Esquente uma chapa ou frigideira e grelhe os bifes de carne de sol com um pouco da gordura da manteiga de garrafa, cerca de 1, 2 ou 3 minutos de cada lado (1 minuto para mal passado, 2 minutos para ao ponto e 3 minutos para bem passado).

Sirva tudo quente e acompanhado de arroz branco (se quiser faça um vinagrete com cebola, tomate, azeite, vinagre, sal, 01 pimenta dedo de moça sem as sementes e folhas de salsa ou coentro conforme o seu gosto).

Urani meu amigo, muito obrigado por sua companhia, seu carinho e por ser a inspiração não só minha, como de nossos colegas do curso de Chef Executivo todos os sábados.

Um comentário:

  1. Carlos , adorei esta homenagem ao nosso baiano. Relamente o Urani não existe, nunca pensei que existisse pessoa com tamanha generosidade. Devemos agradecer a Deus por ter no mundo uma pessoa como ele , e por ter nos presenteado com sua presença.

    ResponderExcluir

Adsense