Normalmente aqui no Rio, fazemos nossas compras na rede de supermercados "Zona Sul" e lá encontramos com facilidade, cortes de "carnes suínas temperadas da marca Pamplona", como essa picanha acima, que foi feita hoje no almoço, assada no forno e acompanhada de batatas coradas.
Palavra que não estou levando uma grana nem do Zona Sul (tinha de comentar pois só achei lá) nem da tal de "Pamplona" (além da picanha, eles tem outros cortes já temperados e sempre gostei muito de todos, pernil, lombo, costela, bisteca e alcatra), uma Glória mesmo (e sem trabalho nenhum, exceto descascar as batatas) mas vamos a ela.................
Picanha Suína Assada Com Batatas Coradas
Ingredientes:
01 picanha suína de cerca de 800 gramas (se não encontrar essa já temperada use os seguintes temperos, esfregando na picanha: Sal, Pimenta do reino, alecrim, molho Shoyo)
500 gramas de batatas (descascadas e cortadas ao meio)
Alecrim qb
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Azeite qb
Modo de Preparo:
Coloque a picanha (já temperada) em uma assadeira untada com um pouco de azeite e coloque as batatas em volta dela, jogando sobre as batatas um pouco de azeite e de alecrim. Leve ao forno pré-aquecido a 180º graus por cerca de 40 minutos(aos vinte minutos de uma virada só nas batatas). Retire a picanha (e deixe ela descansar por 05 minutinhos antes de começar a fatiar), enquanto isso vire as batatas e volte com elas para o forno, em temperatura alta só para acabar de dourarem.
Sirva a picanha fatiada com as batatas bem quentes, acompanhadas de arroz branco e salada de tomates.
Bom Apetite
Adorei a receita e com certeza vou fazer. Já comprei a picanha e vale dizer que encontrei na rede de mercados Prezunic.... valeuuu
ResponderExcluirAcabei de comprar um lombinho Pamplona e umas batatas, no Zona Sul da Praça General Osório.
ResponderExcluirVou fazer dessa forma, mas vou colocar um pouco de vinho branco pro lombinho não ficar muito seco.
Tenho também umas azeitonas pretas e uma pasta tartufada (tartufo branco) que trouxe de Gênova.
Depois digo o que aconteceu.
http://www.youtube.com/user/ElviseMadona
Prezado Douglas, como eu disse não sou financiado pelo Zona Sul nem pela Pamplona, que bom que você achou em outro supermercado, faça sim a receita e depois me conte o resultado.
ResponderExcluirGrande Abraço
Carlos Eduardo
Prezados Elvis e Madona, essa receita é bem simpleszinha mas tenho certeza que um cálice de vinho no Lombinho só vai melhorar o conjunto da obra, com relação as azeitonas experimente fazer uma farofa com elas para acompanhar o Lombinho, já o tartufo deixe para outra preparação.
ResponderExcluirAbraços
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo, fiz uma picanha suína que já estava temperada. Dei um reforço no tempero dissolvendo um sazon para carne em meio limão espremido com uma pitada de pimenta do reino moída na hora e uma pitada muito pequena de pimenta calabresa joguei sobre a picanha e levei ao forno seguindo as demais dicas. resultado: Proporcionei um delicioso jantar para a minha esposa. Muito obrigado.
ResponderExcluirGostaria de saber se tem receita para Siri?
Abraços e até mais.
Marcelo - Jundiaí - SP
Maravilha Marcelo, fico muito feliz por você e te prometo postar umas receitas com carne de siri.
ResponderExcluirAbraços
Carlos Eduardo (dudu)
E se eu assar a picanha envolta no papel laminado também fica boa???
ResponderExcluirOi Fabricio, fica boa sim só que não vai ficar dourada, se você quiser a carne mais bem passada use o papel aluminio e retire só no finalzinho (cerca de 10 minutinhos) só para dar uma corzinha na gordura.
ResponderExcluirAbraços
Carlos Eduardo (Dudu)
Essa receita também fica boa na pressão.
ResponderExcluirPrezada Luana, se você está dizendo eu acredito.
ResponderExcluirFalando sério, eu nunca fiz na panela de pressão mas teoricamente acredito que possa ficar bom sim, qual o liquido que você usou para o cozimanto na panela de pressão? Vinho, caldo, água......
Abraços
Carlos Eduardo (Dudu)
Ola carlos eu passei aqui para tirar a duvida de como assar a pamplona suína, gostei da dica e estou passando para te parabenizar.
ResponderExcluirOla Lisangela, fico muito feliz e seja sempre muito bem vinda.
ResponderExcluirAbraços
Carlos Eduardo (Dudu)
Pessoal
ResponderExcluirExperimentem também a Costela com molho barbecue...tmabém da marca Pamplona...fez sucesso em casa, e tive q fazer na casa da sogra.
Acho a marca Pamplona nos supermercados Extra e Pão de Açucar.
Vou fazer a picanha no domingo...mas estou com vontade de comer com espaguetti...achoq não vai combinar mas estou com muita vontade.
Abç
Combinar assim não combina mas se é de gosto, faça e não esquente a cabeça.
ResponderExcluirBom Apetite
Carlos Eduardo (Dudu)
gostei, porém antes de colocar no forno com papel aluminio, de uma selada na carne dos dois lados na frigideira ela já fica dourada!
ResponderExcluirPrezado Ruggero, costumo usar essa técnica mais para rosbifes e peito de pato mas com certeza pode ser usada também com a picanha suina.
ResponderExcluirAbraços e obrigado pela sua participação.
Carlos Eduardo (Dudu)
Acabei de fazer, com uma peça menor, de outra marca, mas tb temperada, e menos batatas. Ficou mto bom, mas como eu prefiro carne suína bem passada, fatiei e coloquei mais um tempo no forno. Ótima receita!
ResponderExcluirAcabei de compra essa Picanha no Extra.....vamos ver se eu minha namorada conseguimos fazer certo!!!rs
ResponderExcluirboa noite querido,estou super afim de comer carne de porco.por tanto já descongelei a minha,me tira uma dúvida posso regar a carne com vinho tinto seco?
ResponderExcluirAdorei a receita, era exatamente algo assim que procurava SIMPLES E SABOROSO, fiz para minha esposa e acrescentei o tempero do uruguai CHIMICHURRI (molho de ervas) e ficou divino....
ResponderExcluirA CARNE PODE SER REGADA COM VINHO TINTO SECO SIM....
ResponderExcluirAbçs
Carlos Eduardo (Dudu)
adorei a receita, continue com esse belo trabalho.
ResponderExcluirMuito obrigado Nathalia, seu comentário me dá animo para continuar.
ExcluirAbraços
Carlos Eduardo (Dudu)
Obrigado pelas dicas!!!! Minha esposa e eu somos marinheiros de primeira viagem no assunto, por isso procuramos o seu blog!
ResponderExcluirAlém de encontrar o que procurávamos ainda ouvimos Led Zeppelin, Pink Floyd... Genial Dudu!
Valeu Eduardo, seja sempre bem vindo, a responsabilidade do som maravilhoso é da radiovitrola.net do meu amigo Mayrink.
ResponderExcluirAbraços
Carlos Eduardo (Dudu)
Valeu Dudu!
ResponderExcluirEncontrei o que procurava!
Receita simples de entender e de fazer.
Feliz Natal!
Foi um prazer Cláudia e seja sempre bem vinda.
ResponderExcluirAbraços
Dudu
Oi Dudu!
ResponderExcluirVoltei pra contar que deu tudo certo!
A picanha já era temperada, mas mesmo assim acrescentei a pimenta do reino, o alecrim e o molho shoyo, com vc sugere para as não temperadas.
Só não tive coragem de acrescentar sal, por ela já estar temperada. Substituí por dois dentes de alho (sou muito principiante para arriscar no sal). Ficou ótima!
O alecrim nas batatas também deu um sabor especial.
Enfim, a sua receita valeu demais!
Obrigada e Feliz Ano Novo!!!
Fico muito feliz, excelente ano novo para todos nós.
ResponderExcluirAbraços
Carlos Eduardo (Dudu)
Posso seguir a mesma receita para o pernil temperado Pamplona? Obrigada! :)
ResponderExcluirPode sim, talvez o tempo de cozimento (assar no forno) possa ter de sofrer alguma alteração dependendo do tamanho do Pernil.
ResponderExcluir