Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 23 de março de 2009

Sarapatel...............de porco, de frango, de cabrito, de boi ou de cordeiro!!!!!!!!

A origem desse prato, é o Sarrabulho Português mas foi no Nordeste do Brasil que ele foi adaptado para virar o nosso Sarapatel, pode ser feito com os miúdos de vários animais mas os mais saborosos são (para o meu gosto) , o de porco e o de cordeiro ( a famosa buchadinha de bode, nada mais é que um sarapatel de cabrito, cozido dentro do bucho do bode). Existem várias receitas e a maior dificuldade é conseguir o sangue fresco (nessa receita usamos ele já cozido), aliás essa receita de hoje é de uma amiga muito querida (lá de Recife quando trabalhamos juntos no Diario de Pernambuco) , a Sra.Ingrid Micheline Phaelante Wanderley (O Sra. é porque a Ingrid apesar da pouca idade já é uma Sra.casada e mãe) mas vamos a receita (que ainda não testei mas dessa semana não me escapa, porque depois que a Regina voltar, nem pensar)...............

Sarapatel de Carneiro

Ingredientes:

01 fissura de carneiro (conjunto de traquéia, pulmões e fígado), rim, tripas e coração.
500 ml de sangue de porco já cozido e coagulado
10 limões
02 cebolas grandes picadas
06 dentes de alho picados
01 molho de salsa picada
04 colheres de sopa de coentro picada
1/4 de xícara de chá de vinagre de vinho branco
04 pimentas-de-cheiro ou a mistura de cominho com pimenta
04 colheres de sopa de banha de porco
Sal qb
01 pimentão verde picado
Pimenta do reino moída na hora qb

Modo de Preparo:

Lave bem os miúdos em água corrente,em seguida, coloque-os em uma panela e cubra com água, esprema dentro da panela o sumo de 6 limões, leve ao fogo e depois que levantar fervura (descarte a água), troque a água e esprema o sumo de outros 4 limões, deixe ferver novamente, descarte a água, pique os miúdos e coloque em uma vasilha (Bowl), junte as cebolas, o alho, coentro, o vinagre, o pimentão verde e o cominho com pimenta.Reserve(deixe os ingredientes marinando na geladeira de um dia para o outro).
No dia seguinte, derreta a banha e refogue apenas os temperos do marinado (reserve os miúdos e o liquido), junte os miúdos, refogue bem e acrescente água e o liquido do marinado até cobrir os miúdos.Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de três horas ou até que os miúdos fiquem bem macios. Junte o sangue e deixe o caldo engrossar. Experimente o paladar e corrija o tempero se necessário (sal e pimenta-do-reino). Desligue o fogo e polvilhe salsinha picada, sirva acompanhado de arroz branco e farinha de mandioca (Tabasco ou uma boa pimenta em conserva é fundamental).

OBS: O sangue é bom separar um pouco e passar no liquidificador para misturar com o sarapatel e depois cozinhar, isso vai fazer com que fique com a cor escura, da mesma forma que o original nordestino.

Bom Apetite

5 comentários:

  1. REGINA, VOLTAAAAAAAAAAAAAAAA.
    Acaba com esse Pavilhão Luis Gonzaga em pela princesinha do mar.
    Volta, porfavor.

    ResponderExcluir
  2. Sem chance, com ela aqui não posso fazer esss receitas digamos assim mais exóticas, então ou é agora ou nunca!!!!!!!!!!!

    Abraços

    Dudu

    ResponderExcluir
  3. nem leio as receitas.....
    e alem do mais, estou fazendo a dieta dos pontos rsrsrs
    prepare um cardapio com saladas maravilhosas, carnes magras, e quero o creme de leite fresco, so nos fins de semana
    bjs
    regina

    ResponderExcluir
  4. Meu chefe querido ou seja chefão, fiquei muito feliz com a linda homenagem! O nordeste sente muito a sua falta e não precisa dizer que eu também. Um grande abraço na esposa e na sua familia linda.

    Beijos Ingrid Phaelante
    OBS: não existe receitas melhores que a sua!!!!!!!! adorei mestre.

    ResponderExcluir
  5. Essa receita deve ser muito boa...
    Fiquei emocionada com a homenagem a minha amiga de ginásio e 2 grau (IPEP/PhD), Ingrid. Não sabia que ela também tinha tal habilidade. Nunca mais tive notícias dela:(... Saudades!
    Se possível, gostaria muito que ela entrasse em contato pelo e-mail: hmaraujo@hotmail.com
    Ass.: Helissandra

    ResponderExcluir

Adsense