Ofertas Header Adsense 2016

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Chutney..........Tomate, Manga, Pêra!!!!!!!!!!!!

Antigamente o único e mais conhecido era o Mango chutney (chutney de Manga), usado principalmente com rosbifes, embora seu sabor combine com qualquer tipo de carne, depois começaram a chegar mais e mais tipos com frutas e legumes diversos, vou passar alguns que acabaram se tornando clássicos..............


Mango chutney

Ingredientes:

02 mangas háden
02 maçãs
02 bananas ( banana maçã)
07 colheres de sopa de açúcar
1/2 xícara de chá de passas pretas sem caroço
1 1/2 xícara de vinagre de maçã
01 pimenta dedo de moça picada (sem semente)
01 pau de canela (pequeno)
01 pedaço de gengibre (+ - 04 centímetros)
01 dente de alho
01 pitada de três dedos de sal marinho

Modo de Preparo:

Pegue uma panela de aço inox (de preferência), acenda o fogo baixo e coloque todos os ingredientes, mexa e por ultimo coloque as mangas (descascadas e cortadas em cubos médios), as bananas (descascadas e cortada em cubos) e as maçãs (sem casca, sem o miolo e fatiada). Cozinhe até o ponto de geleada, mexa com cuidado para as frutas não desmancharem.Coloque ainda quente em um vidro de compota, devidamente esterilizado, deixe esfriar, tampe e conserve na geladeira.


Chutney de Pêras

Ingredientes:

06 Pêras (da macia, cortada em cubos)
01 cebola ralada
02 dentes de alho amassados
01 colher de chá de raspas de casca de laranja
1/2 xícara de chá de vinagre de vinho branco
1/2 xícara de chá de molho de soja
1/2 xícara de chá de açúcar mascavo
01 colher de chá de pimenta da Jamaica
01 ramo de alecrim (fresco)

Modo de Preparo:

Pegue uma panela de aço inox (de preferência), acenda o fogo baixo e coloque todos os ingredientes, mexa e por ultimo coloque as pêras, cozinhe por cerca de 30 minutos, mexa cuidadosamente até ficar pastoso. Coloque ainda quente em um vidro de compota, devidamente esterilizado, deixe esfriar, tampe e conserve na geladeira. É bem delicado, serve para acompanhar um peixe assado só com ervas ou então coberto de sal grosso (passo a receita depois), vai realçar os sabores delicados do peixe....


Chutney de tomates

Ingredientes:

02 kg de tomates concasse (maduros , sem pele e sem sementes)
50 gramas de gengibre (ralado)
01 colher de café de pimenta rosa
05 cravos
04 pedaços de pau de canela (pequenos)
100 gramas de cebola picada
100 gramas de pimentão vermelho picado
100 gramas de salsão (raspe e descarte as fibras)
500 ml de vinagre de vinho tinto
400 gramas de açúcar

Modo de preparo:

Bata a polpa no liquidificador com o vinagre e o gengibre ralado, Passe essa mistura por uma peneira.Reserve.
Em uma panela grande (aço inox), junte todos os ingredientes e leve ao fogo baixo por mais ou menos duas horas, até que fique como uma geleiada. Coloque ainda quente em um vidro de compota, devidamente esterilizado, deixe esfriar, tampe e conserve na geladeira.

Sirva sempre como opção de molho para carnes assadas (patos, cordeiros, porco, galinha,boi e etc...), saladas de folhas verdes, quiches, sanduiches e outros...

Seguem abaixo algumas observações de um grande amigo (Marcos André - Kito) que é aficcionado por chutneys já há muitos anos, eu particularmente gosto muito dos que ele faz:

"Dudu acabo de ver as receitas e tenho algumas “sugestões”.

No de manga:

de preferência a manga palmer, tem menos "fiapo".
idem para o açúcar cristal, dissolve melhor.
idem para as passas claras, a preta fica muito feia (tudo bem, pode dizer que é frescura). Idem para o vinagre de arroz, é ainda mais suave que o de maçã.

Em relação a pimenta eu prefiro usar a pimenta do reino e a síria, esta por causa do seu perfume, que lembra o cravo, usado em algumas receitas de chutneys.

Na “minha” receita eu também uso:

noz-moscada (picada)
curry
páprica doce
mostarda
cebola

Achei o pedaço de gengibre (04 centimetros) muito grande, eu uso mais ou menos isso para 2 kg de manga.

No de pêra eu trocaria o vinagre de vinho branco pelo de arroz ou de maçã, por terem um sabor mais suave. Acredito que em função do molho de soja e do açúcar mascavo ele ficará muito escuro, mas acho que isso não é problema.

No de tomates eu também trocaria o vinagre, pelo mesmo motivo. Na receita que eu tenho, é usado também o tomate cereja cortado ao meio, ou em quatro (dependendo do tamanho) colocado quase no final do preparo só pra dar um charme (mais uma vez frescura).

Só mais uma dica. É melhor tampar os vidros com o chutney ainda quente, eu coloco com os vidros e as tampas também quentes, fica ruim para manusear, mas isto vai fazer com que se crie um vácuo dentro do vidro ajudando a conservar sem necessidade de colocar na geladeira."

Bom Apetite

2 comentários:

Adsense