Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Paella de Frutos do Mar ...................




Foi uma noite realmente mágica, um jantar agradabilissimo e tive a Chef Luciana Hazin Lamego como minha parceira na execução dos pratos,uma dica importante é que as Paelleras (panelas especiais) muito grandes em fogões caseiros podem te trazer sérios problemas, grudando e queimando partes da comida (prefira Paelleras com revestimento anti-aderente).Mas vamos a receita dessa Paella...............

Paella de Frutos do Mar

Ingredientes:

01 kg de Polvo (só os tentáculos)
01 kg de lulas (limpas e cortadas em anéis)
08 unidades de camarão VG (limpos mas inteiros com cabeça e casca)
01 kg de camarão médio (limpos e descascados)
500 gramas de mexilhões com casca
500 gramas de arroz para Paella
02 cebolas grandes
04 dentes de alho (picados em Brunoise)
01 folha de louro
04 grãos de pimenta do reino
1/2 pimentão vermelho
01 molho de salsa (só as folhas picadinhas)
01 limão (só o caldo)
Azeite qb
Açafrão qb
1,5 litros de Caldo (faça com cabeça de peixe, as cascas do camarão e o mirepoix ou use um cubo de caldo de peixes)
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
01 cálice de vinho branco seco
100 gramas de manteiga sem sal

Modo de Preparo:

Primeiro faça e reserve o caldo.

Agora coloque os tentáculos do polvo, 01 cebola grande descascada, a folha de louro, 01 dente de alho e os grãos de pimenta do reino na panela de pressão, tampe e ligue o fogo alto, assim que a válvula começar a apitar, diminua o fogo e marque sete (07) minutos, desligue o fogo e deixe a panela esfriar normalmente.Retire o polvo e corte em rodelas.Reserve junto com a cebola (descarte o liquido que apareceu no cozimento).

Corte a metade da outra cebola e 01 dente de alho em brunoise, coloque em uma panela com um fio de azeite e um pouco da manteiga, assim que a cebola ficar transparente e começar a suar (tempere com sal e pimenta do reino), coloque os mexilhões fechados, mexa bastante, espere 01 minuto e coloque o cálice de vinho e tampe a panela por mais 01 minuto, desligue o fogo, destampe a panela e retire os mexilhões de sua casca (descarte os que não estiverem abertos) e deixe-os no molho.
Escolha as cascas mais bonitas, separe-as em metades e reserve.

Coloque uma panela com água para ferver, assim que ferver coloque bastante sal (02 colheres de sopa) e coloque os camarões VG (de dois em dois) só até mudarem de cor (vão ficar vermelhos) coisa de 01 minuto. Reserve.

Tempere a Lula e os camarões médios com o alho restante, o suco do limão, sal e pimenta do reino. Leve uma panela ao fogo médio, coloque um fio de azeite e um pedaço da manteiga, refogue bem rapidamente a lula (em porções) e depois repita a operação com os camarões (também em porções).Reserve.

Deglaçe essa panela com o caldo coado e mantenha o caldo aquecido (coloque parte do açafrão nesse caldo).

Corte o pimentão em tiras e grelhe rapidamente com um fio de azeite.Reserve.

Em uma Paellera ou outra panela grande (usei uma wok) com revestimento anti-aderente
e em fogo médio, coloque azeite no fundo e a metade final da cebola (picada em brunoise), mexa bem e assim que estiver transparente coloque os grãos de arroz e o açafrão restante, refogue-os bem e cubra com caldo suficiente para cobrir o arroz. Coloque um pouco a mais de caldo sempre que necessário, até o arroz ficar cozido.

Agora misture o polvo (e a cebola que cozinhou junto com o polvo, bem picadinha), a lula e os camarões ao arroz, espalhe na paelleira e decore a superficie com os mexilhões (bote dois em cada metade de casca reservada), os camarões VG (re-aqueça no micro ondas por 30 segundos) e as tiras de pimentão, polvilhe a salsa picadinha por cima e sirva de imediato.

Bom Apetite

2 comentários:

  1. Bom Dia Carlos (Dudu). Prazer te conhecer, estou visitando a lista do Top Blog Brasil aos pouquinhos é te descobri só agora. Parabéns. Eu sou a Priscila (paulista que mora em MG, sou confeiteira), meu blog de receitas também entrou na lista. Querido que comida linda você faz... Tabule de Lentilha (amei, faço muita lentilha...), Molho de Maracujá de salada, como é que eu não pensei nisso antes, querido eu tenho que comprar Maracujá fruta para decorar meus bolos todo mês. Já fiz de tudo com Maracujá, até Farofa, menos molho de salada. Tenho que trabalhar, mas a noitinha vou ler com carinho seu blog. Registrei você no meu Blog no marcador Blogs de Receitas do Brasil. Não estou encontrando uma referencia aqui, por falta de tempo de ler é claro, onde você está, que Estado / Cidade. Depois você me conta tá? Você é muito Fofo, Beijos da Priscila.

    ResponderExcluir
  2. Prezada Priscila, você é gentilissima e dona de um sorriso muito lindo, estou encantado com seus elogios e muito feliz que o Blog possa inspirar as pessoas a experimentar coisas novas.Você ficará sabendo quase tudo de mim lendo o Blog em 12 de agosto de 2008 "O porque do nome cozinha do dudu", atualmente moro em minha cidade natal o Rio de Janeiro.Por favor qual o nome do seu Blog?
    Grande abraço

    Dudu

    ResponderExcluir

Adsense