Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

De Volta ao Batente.................... Cassoulet

Férias forçadas mas ainda assim foram férias, aliás benditas férias do trabalho e do Blog também, que querendo ou não escrever aqui no Blog nem sempre é fácil (tem dias de mais inspiração e dias de mais transpiração).
Vou contar apenas os pratos diferentes que fizemos para o Natal (CASSOULET, demorei 03 dias fazendo todas as etapas) e o Reveillon (TENDER) e o delicioso almoço do dia 01/01/2010 junto com a Chef Luciana Hazin (Arroz Basmati com Camarões ao Curry e Abacaxi).........

Feliz Ano Novo para todos vocês!

Cassoulet a feijoada francesa com feijão branco e confit de canard

Ingredientes:

06 coxas de pato
01 kg de banha de porco
Sal grosso qb
02 pitadas de alecrim
08 folhas de louro
02 pitadas de tomilho
01 pitada de fines herbes
Pimenta do reino moída na hora qb
01 kg feijão branco
02 cebolas
01 cabeça de alho
01 cenoura
01 paio
250 gramas de linguiça de porco fresca
250 gramas de toucinho defumado
01 linguiça calabresa curada
500 gramas de costela de porco salgada

Modo de Preparo:

Coloque a costela salgada de molho em água fria na geladeira por pelo menos 12 horas (troque a água 02 vezes) experimente e se ainda estiver salgada coloque em uma panela com água fria, acenda o fogo e deixe até a água começar a ferver, experimente novamente e repita o procedimento se necessário).
Tempere as coxas de pato com sal grosso, tomilho, alecrim, pimenta do reino e 01 folha de louro para cada coxa, agora coloque as coxas em um pirex apertadas uma contra as outras, passe filme plástico e leve a geladeira por pelo menos 12 horas (depois desse tempo, retire as coxas e lave ligeiramente sob água corrente, seque e reserve).
Coloque o feijão branco de molho em água fria por pelo menos 08 horas, depois escorra e descarte a água,reserve os grãos.

Coloque uma panela grande sobre fogo baixo, derrame um fio de azeite e coloque o toucinho defumado cortado em pedaços grandes para dourar, retire e reserve. Nessa mesma panela frite a linguiça fresca de porco, retire e reserve. Agora nessa mesma panela vamos refogar o alho e a cebola (cortados em Brunoise) até ficarem dourados, agora coloque os grãos de feijão reservados, duas folhas de louro, 05 grãos de pimenta do reino, a pitada de fines herbes, cubra com água fria e deixe cozinhar até o feijão ficar "al dente", agora volte para a panela com a linguiça fresca, o toucinho, a linguiça calabresa, o paio, a costela salgada (já dessalgada), a cenoura (cortada em cubos) e termine o cozimento do feijão até ficar macio (se necessário acrescente mais água), experimente e corrija o tempero (sal e pimenta), desligue o fogo, deixe esfriar e guarde na geladeira por pelo menos 12 horas.

Em uma outra panela derreta em fogo muito baixo metade do pacote de banha de porco, agora coloque as coxas de pato já lavadas e secas com papel toalha (se necessário faça de três em três) e atenção, elas tem que ficar submersas na banha derretida e cozinhar (em fogo muito, muito baixo) por cerca de 02:30 h (duas horas e trinta minutos), depois de cozidas você deve pegar uma frigideira e fritar ligeiramente as coxas de pato (ainda molhadas de banha) só para elas pegarem uma corzinha, abra espaço nas laterais da panela principal e coloque as coxas de pato e deixe tudo descansando na geladeira até 02 horas antes de servir.

Retire da geladeira e com a ajuda de uma colher raspe a superficie retirando o excesso de gordura que endureceu, agora leve ao forno (tampado ou coberto por papel aluminio) em 180ºC/200ºC até que esteja quente ou com cuidado sobre o fogão (mas com muito cuidado para não queimar o fundo).

Na hora de servir corte as linguiças e o paio em rodelas, sirva acompanhado de arroz branco (uma boa opção é ter uma pimenta tipo tabasco, para quem gosta poder se servir).

Bom Apetite

2 comentários:

  1. Como um bom "comedor",disto conheço tudo...hehe.Não recomendo a ninguém.Porque depois de experimentar dá uma saudade.....quando será a próxima vez que comerei esta maravilha?
    Abração.Névio

    ResponderExcluir
  2. Sempre que quiser pois você é sempre muito bem vindo mas quem vai ter o prazer de matar a saudade da tua comida serei eu pois vou almoçar no Victória Grill dia 19 de março, capricha ..............

    Abraços

    Dudu

    ResponderExcluir

Adsense