Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Moqueca do Nomanguê..........(mas com azeite de Dendê)

Essa teve inspiração do restaurante Nomanguê (Rua Visconde de Caravelas nº 180 - Botafogo, Tel 0xx21 2225-4028 / 2286-2579), notei que eles bateram no liquidificador todo o molho da moqueca e isso deu uma textura diferenciada a moqueca tradicional, além de na minha opinião "refinar" o prato, que fica com uma apresentação bem chique mesmo.............. já o meu pirão, feito com esse caldo da moqueca e farinha do Uarini (não tinha da comum em casa), ficou pra lá de delicioso.

Moqueca do Nomanguê

Ingredientes:

04 filés de tilápia
01 cebola grande (sem casca e cortada em quatro)
03 dentes de alho (sem casca)
04 tomates maduros (cortados em quatro)
400 ml de fumet de peixe
100 ml de leite de coco (opcional)
150 gramas de farinha de mandioca (usei do Uarini)
Azeite qb
Tabasco qb
01 lata de tomates pelatti
01 colher de sopa de azeite de dendê
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb

Modo de Preparo:

Tempere o peixe com sal e pimenta do reino, reserve na geladeira.

Bata junto no liquidificador a cebola, os dentes de alho, os tomates maduros e um fio generoso de azeite de oliva, agora coloque uma panela sobre fogo médio e derrame o conteúdo do liquidificador nela, deixe cozinhar até ferver, agora junte o fumet de peixe e a lata de tomates pelatti, experimente e tempere a gosto com sal, pimenta do reino e tabasco, deixe cozinhando em fogo baixo por 20/30 minutinhos.

Coloque a panela de barro (ou a panela onde vai servir a moqueca) sobre fogo médio, derrame um fio de azeite de oliva e o azeite de dendê, coloque os filés de peixe para grelhar rápidamente dos dois lados, cubra com parte do caldo da outra panela (e se for usar junte o leite de coco) e todos os pedaços de tomate pelatti que tenham ficado inteiros e deixe cozinhar por mais 05 minutinhos.

Com a outra parte do caldo, sobre fogo médio polvilhe a farinha de mandioca (para fazer o pirão) e sempre mexendo com a ajuda de uma colher de pau, cozinhe até engrossar, experimente e corrija o tempero (se necessário).

Sirva quente, acompanhado de arroz branco e do pirão.

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense