Ofertas Header Adsense 2016

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Quase um Kassler .............(bisteca suína defumada e grelhada)

Lembram daquelas costeletas de porco bem grossas que comprei em Barra Mansa, pois é ontem as duas ultimas que tinham "sobrado", foram colocadas em salmoura, defumadas e depois grelhadas e Regina "jura" que parecia um Kassler.................

Quase um Kassler

02 costeletas de porco (cortadas com 02/03 dedos de espessura)
01 litro de água (para a salmoura)
02 dentes de alho (esmagados, para a salmoura)
01 colher de sopa cheia de sal (para a salmoura)
01 folha de louro (para a salmoura)
Azeite qb
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora
02 colheres de sopa de molho shoyo
02 colheres de sobremesa cheias de serragem aromática

Modo de Preparo:

Prepare a salmoura, misture a água fervente com o sal, a folha de louro e os dentes de alho, reserve até ficar em temperatura ambiente.

Com a ajuda de uma faquinha com ponta afiada, faça diversos furos espalhados pela carne das costeletas pelos dois lados, agora cubra as costeletas com a salmoura (em temperatura ambiente) e leve a geladeira por cerca de 03/04 horas.

Passado o tempo, retire as costeletas da salmoura, deixe escorrer e seque com a ajuda de um papel absorvente, reserve.

Forre uma assadeira (que tenha grelha) com papel aluminio, coloque a serragem aromática e depois a grelha, sobre a grelha coloque as costeletas e feche a assadeira com papel aluminio (bem vedado para que a fumaça não escape), leve a assadeira sobre o fogão com uma boca ligada em fogo médio, deixe sobre o fogo por cerca de 15/20 minutos, depois desligue o fogo mas deixe a assadeira ainda fechada por mais 40 minutinhos.

Abra o papel aluminio e retire as costeletas (guarde em uma vasilha com tampa e deixe na geladeira para fazer depois, pode esperar até 03 dias).

Tempere as costeletas com a pimenta do reino.

Coloque uma frigideira com revestimento anti-aderente sobre fogo médio, derrame um fio de azeite e grelhe as costeletas um lado de cada vez (como é muito grossa tenha paciência) por cerca de 2/3 minutos de cada lado, assim que estiverem bem douradas, derrame o molho shoyo sobre elas e esfregue-as na frigideira dos dois lados.

Sirva de imediato acompanhadas de uma boa mostarda, arroz branco e salada de batatas (ou chucrute, Sauerkraut em alemão).

Bom Apetite

4 comentários:

  1. dudu, trouxe de BM o corte q vc queria, isso eh o carré seguido da costela, qual a receita vc indica ? tinhas falado em fazer na churrasqueira, dah uma dica ! t levo as suas + um chouriço de porco preto assim q possivel ( amanha, tlvz ).

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo, muito mas muito obrigado mesmo pela lembrança.
    Com relação a essas costeletas sugiro um tempero bem simples com alho, suco de limão, pimenta do reino, azeite e sal(ou molho shoyo).
    Leve a grelha (sobre carvão sem labaredas) e deixe dourar dos dois lados, sirva de imediato.

    Bom Apetite

    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir
  3. Dudu, parabéns pelo blog, que infelizmente só estou conhecendo agora.

    Qual serragem vc indica apara defumar costelinha de porco e onde posso encontrá-la em São Paulo

    Valeu!

    Sergio

    ResponderExcluir
  4. Prezado Sergio seja bem vindo, existem diversos fornecedores na Amazon.com e no Brasil pode tentar o http://www.barrisdecarvalho.com.br/categories/Serragem/

    Boa sorte

    Carlos Eduardo (Dudu)

    ResponderExcluir

Adsense