Ofertas Header Adsense 2016

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Tagine de Cordeiro......Mini Tagine de Alho !!!!!!!!!!!!

















Uma das coisas maravilhosas que encontrei na loja do porquinho (www.lojadoporquinho.blogspot.com) em Friburgo foi a panela de tagine Marroquina (segue abaixo minha receita do Tagine de Cordeiro) e uma versão da panela Tagine em miniatura (perfeita para se fazer uma cabeça de alho assado é só colocar a cabeça de alho dentro, regar com azeite extra-virgem , tampar e levar ao forno pré-aquecido em 150ºC por cerca de 20/25 minutinhos, o alho perde a ardência e fica ligeiramente adocicado, é perfeito para se fazer uma pasta de alho).

Chega de papo e vamos a receita do Tagine de Cordeiro......

Tagine de Cordeiro


Ingredientes

01 pernil de cordeiro pequeno (desossado e cortado em cubos)
01 cabeça de alho (separe os dentes)
02 colheres de chá de canela (em pó)
02 colheres de chá de cominho (em pó)
01 colher de sobremesa de gengibre (ralado)
02 sementes de cardamamo (sem casca e esmagadas)
02 colheres de chá de cúrcuma
02 folhas de louro
01 cebola (cortada em rodelas finas)
01 colher de sopa de farinha de trigo
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Azeite qb
50 gramas de manteiga
02 cenouras (descascadas e cortadas em cubos)
150 gramas de azeitona preta (sem caroço)
15 cebolas pequenas (daquelas para conserva, carameladas)
50 gramas de açúcar demerara
01 garrafa (750 ml) de vinho (tinto seco de boa qualidade)
1/2 molho de salsa (só as folhas picadas para decorar)

Modo de preparo:

Tempere os cubos de carne com a canela, o cominho, o gengibre, o sal, a pimenta do reino, o cardamono, a curcuma e as folhas de louro, agora coloque tudo dentro de um saco plástico, coloque também os dentes de alho separados mas ainda com a casca e derrame o vinho, feche o saco plástico e deixe marinar na geladeira por 24 horas.

Umas 03 horas antes de servir, retire a carne da marinada (reserve a marinada), seque com a ajuda de um papel absorvente e reserve.

Coloque uma panela grande sobre fogo alto e derrame um fio generoso de azeite, passe/suje os cubos de carne na farinha de trigo (retire o excesso) e grelhe rapidamente, selando a carne de todos os lados (faça com todos os pedaços), retire e reserve.

Nessa mesma panela (ainda suja), coloque mais azeite, a manteiga e sobre fogo médio salteie as cebolas pequenas, polvilhe o açúcar demerara e mexa bastante até caramelizarem, retire e reserve.

Nessa mesma panela e sobre fogo alto, refogue a cebola cortada em rodelas, a cenoura cortada em cubos e as azeitonas, mexa bem e volte com a carne selada, as cebolas carameladas e a marinada reservada (descasque os alhos agora), deixe ferver, diminua o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar até a carne ficar macia mexendo de quando em quando (e depois transfira para a Tagine já pronto e só sirva a mesa na panela tagine).

Ou então após ferver, desligue o fogo e transfira tudo para a panela tagine, tampe e coloque no forno pré-aquecido entre 150ºC/160ºC e deixe cozinhar por cerca de 01:30h/2:00 horas (ou até o cordeiro ficar macio).

Para finalizar decore com as folhas de salsa picadas e sirva acompanhado de um belo cuscus marroquino ou arroz branco.

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense