Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O Babá à Cachaça do Dalva & Dito............





































O tradicional Babá au Rhum francês foi adaptado por Alex Atala no Dalva (de estrela Dalva) & Dito (de São Benedito, padroeiro dos cozinheiros) e foi embebido em calda de cachaça ao invés do Rhum, além disso acompanha a sobremesa, deliciosa porção de ovos moles e uma decoração com o tradicional creme chantily, tudo na medida certa (se não tiver as formas tradicionais de babá, use forminhas de empadinha/pudinzinhos grandes, só 01 colher de sopa da massa em cada uma ou então a forma grande de pudim, aquela com o buraco no meio e faça um coletivo) .........

Babá à Cachaça

Ingredientes da massa:

250 gramas de farinha de trigo (peneirada)
01 colher de chá de sal
01 colher de sopa de açúcar
12 gramas de fermento biológico
01 colher de sopa de água
1/2 fava de baunilha (só as sementes raspadas)
03 ovos (grandes)
90 gramas de manteiga (em temperatura ambiente)

Ingredientes da Calda:

250 gramas de açúcar
500 ml de água
90 ml de cachaça (de boa qualidade)

Ingredientes para o creme de chantily:

250 ml de creme de leite fresco
40 gramas de açúcar

Modo de Preparo:

Em uma batedeira com o batedor globo, bata o creme de leite (bem geladinho) por cerca de 02/03 minutinhos, agora polvilhe o açúcar e bata por mais 01 minuto, reserve na geladeira.

Em uma vasilha, misture uma parte da farinha de trigo, o fermento, o açúcar e a água para fazer a esponja, cubra com um pano de prato e deixe descansar 20 minutinhos.

Agora bata ligeiramente os ovos e junte o sal e as sementes da fava de baunilha, junte a esponja, misture bem e vá colocando a farinha de trigo restante, agora com as mãos trabalhe a massa que vai ficar pegajosa, agora vá juntando a manteiga aos poucos sem parar de trabalhar a massa até obter uma massa elástica, lisa e brilhante.

Unte as forminhas (ou a forma grande) com manteiga e com a ajuda de duas colheres (como se fosse para fazer queneles) coloque 01 colherada de massa em cada forminha, deixe descansar em lugar protegido e quente por pelo menos 01 hora (a massa deverá dobrar de tamanho).

Leve ao forno pré-aquecido em 200ºC por cerca de 15/20 minutinhos (enfie um palito que deverá sair seco e limpo) até ficar dourado, retire do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.

Coloque uma panela grande sobre fogo médio com os 500 ml de água, derrame cuidadosamente o açúcar e deixe cozinhar sem mexer até o açúcar dissolver, agora aumente o fogo e deixe ferver por cerca de 5/6 minutinhos, acrescente a cachaça, espere 30 segundos e desligue o fogo.

Use essa calda quente para mergulhar os babás por cerca de 5 minutinhos (ou use a calda para banhar os babás sobre uma grade) cada um (coloque 03 por vêz, eles vão inchar e amolecer, retire com ajuda de uma escumadeira grande e com muito cuidado).

Leve a geladeira e sirva decorado (use um saco de confeiteiro) com o creme de chantily e uma porção de ovos moles (opcional, dou a receita dos ovos moles na próxima postagem).

Bom Apetite

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adsense