Minha mulher é louca por Marron Glacê (absolutamente nada a ver com o feito aqui no Brasil com batata docê), sempre comenta como é gostoso, que nunca come o suficiente para matar a vontade, que é muito caro e a ladainha toda, quando toca no assunto perto de minha mãe surgem as recordações de que o vovô escondia no armário a lata quando as ganhava de presente (era outro que adorava o marron glacê).
Fazer marron glacê é muito chato, dá um trabalho enorme mas quando Regina viu as castanhas portuguesas recém chegadas no mercado municipal em São Paulo, não teve jeito, me fez comprar 02 kgs de castanhas e arrancou a promessa de que eu faria marron glacê para ela, resolvi fazer o crème de marrons que é menos trabalhoso e o gosto é o mesmo.
Se alguém quiser fazer, é simples mas descascar as castanhas é muito chato mesmo (estou com uma bela bolha no dedo de tanto descascar castanhas), descasquei 02 kg de castanhas cozidas para conseguir 1,5 kg de castanhas para fazer o crème de marrons !!!!!!!!!!
Crème de Marrons
02 kg de castanhas (cozinhar, descascar e tirar a pele fina e dura que a recobre)
01 colher de sobremesa de sal
03 colheres de sobremesa de açúcar
500 gramas de açúcar
250 ml de água
01 colher de sopa de whisky (usei JW Red)
01 colher de chá de essência de baunilha
Modo de Preparo:
Com a ajuda de uma faca, corte a pontinha das castanhas. reserve.
Coloque em uma panela de pressão um pouco de água e junte a colher de sal e duas de açúcar, mexa bem e coloque as castanhas reservadas, cubra tudo com água e espalhe mais uma colher de açúcar, tampe a panela e coloque sobre fogo alto, assim que a válvula começar a apitar, reduza o fogo e deixe cozinhar por cerca de 40 minutinhos.
Tire a pressão da panela, escorra as castanhas e com a ajuda de uma faquinha comece a descascar a casca grossa e a pelicula grudada nas castanhas, feito isso, triture as castanhas no processador e reserve.
Em uma panela grande coloque os 250 ml de água, os 500 gramas de açúcar, o whisky e a essência de baunilha, ligue o fogo alto e deixe dissolver o açúcar, assim que ele tiver dissolvido reduza o fogo e junte a castanha reservada, com a ajuda de uma colher de pau, misture sem parar até ficar uma massa uniforme, desligue o fogo e deixe esfriar.
Faça queneles ou bolinhas com a massa e guarde na geladeira em recipiente tampado e forrado com papel absorvente.
Sirva como sobremesa ou deixe para comer quando estiver com vontade de comer um docinho.
Bom Apetite
delicioso, e tudo meuuuuuuuuuuuuuu.
ResponderExcluirja comi ate de colher.
regina