Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 14 de março de 2011

Bacalhau de Carnaval mas pode chamar de Bacalhau da Cacau mesmo...



































Os ultimos hóspedes, foram embora deixando saudades mas antes de partir a Cacau (na foto logo acima, emulsionando o molho do bacalhau), cumpriu com a sua palavra e me ensinou o Bacalhau que o avô dela (de trás os montes) havia lhe ensinado, simples mas saborozissimo chamado de "O Cozido de Bacalhau", experimentamos nesse sábado quase as cinco da tarde !

Mas vamos aos fatos, o segredo desse bacalhau é a qualidade dos ingredientes (todos muito frescos) e o molho de alho (abundante) que deve ser preparado com alguma antecedência (pelo menos 01 hora antes).....

O Bacalhau da Cacau

Ingredientes para 03 pessoas:

02 lombos de bacalhau (dessalgados, sem peles e espinhas)
03 batatas grandes (descascadas)
03 cebolas grandes (descascadas)
03 ovos grandes
200 gramas de azeitona preta
02 molhos de couve (retire o talo central e faça um rolinho por pessoa com 02 ou 03 folhas amarradas com barbante)
01 folha de louro (quebre em pedacinhos)
01 cabeça de alho (descasque e corte em brunoise)
04 colheres de sopa de vinagre de vinho (de boa qualidade)
500 ml de azeite de oliva extra-virgem
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb

Modo de Preparo:

Comece com o molho, misture em uma vasilha(Bowl) os alhos picados, o vinagre, a folha de louro e tempere com sal, pimenta e mexa bem, agora com a ajuda de um batedor de arame (fouet) comece a bater e a derramar um fio de azeite, emulsionando o azeite (coloque sempre em um fio, os 500 ml de azeite), reserve.

Coloque um caldeirão grande com bastante água sobre o fogão, coloque os ovos, as cebolas inteiras e ligue o fogo no máximo, deixe cozinhar, depois que começar a ferver marque 10 minutos e retire os ovos, reserve.

Agora coloque as batatas e marque 20/25 minutos, espete as batatas com um garfo para ver se já estão macias e coloque os amarradinhos de couve (afunde-os com a ajuda de uma colher de pau), agora coloque os lombos de bacalhau, marque mais 10 minutinhos e desligue o fogo (volte com os ovos pra dentro do caldeirão), retire tudo do calderão arrumando de forma organizada sobre uma travessa (agora tire os ovos, quebre e tire a casca), por ultimo espalhe as azeitonas pela travessa, para que tudo possa ir a mesa de imediato, ainda fumegante.

Sirva em cada prato, 01 batata, 01 cebola, 01 ovo cozido, 01 amarradinho de couve (corte e descarte o barbante), um punhado de azeitonas e 01 medalhão do lombo de bacalhau, cubra tudo generosamente com o molho e amasse a batata com o ovo cozido e coloque mais molho, vá comendo em cada garfada sempre um pouquinho de tudo, bem misturado.....

Acompanha cerveja muito gelada ou um belo vinho português a sua escolha.

Bom Apetite

5 comentários:

  1. Uau.....
    Fiquei encabulada!!!!!!
    Beijos e muitas saudades.

    ResponderExcluir
  2. Eita!!! Este eu conheço bem...delícia!

    ResponderExcluir
  3. puuuuxa... Cau!!!
    que delícia!!!
    quero um igualzinho!!!
    beijos, baté.

    ResponderExcluir
  4. Querida você é sempre muiiito bem vinda, agora então que descobri esses seus dotes culinários pretendo te explorar bastante !!!!!!

    Beijos

    Dudu

    ResponderExcluir
  5. DELICIA, volte logo para repetirmos as farras.....
    sds
    regina
    meleca esta com muita saudades, triste com o silencio da casa

    ResponderExcluir

Adsense