Como sempre, existem pelo menos uma meia duzia de receitas originais e que diferem em detalhes ou até mesmo nos ingredientes principais (dependendo da região do Oriente Médio em especial na Síria, Líbano, Palestina e Jordânia), esse delicioso bolinho pode ser feito só com favas, só com grão de bico ou uma mistura de ambos, da maneira que você resolver fazer, saiba apenas que serão deliciosos de um jeito ou de outro.(Essa receita nos foi gentilmente cedida pelos donos do maravilhoso Restaurante Salamaleque de Recife).
Outro detalhe importante é o molho "taratur" que deve ser colocado sobre os bolinhos antes de abocanhá-los gulosamente.
Falafel (do Salamaleque)
01 kg de fava branca ou rajada (libanesa, de preferência)
02 cebolas grandes
05 dentes de alho
1/2 molho de salsa
01 e 1/2 colher de chá de fermento em pó
01 colher sopa de cominho
02 colheres de chá de pimenta síria
02 colheres chá de coentro em pó
Modo de Preparo:
Deixar a fava de molho na água de um dia para o outro. Retirar todas as cascas e deixar secar bem. Processar junto com todos os ingredientes até ficar uma massa homogênea.
Fritar os bolinhos em óleo bem quente escorrer sobre papel absorvente e servir de imediato acompanhado do molho "taratur".
O Molho "Taratur"
Ingrediente:
04 colheres de sopa rasas de pasta de gergelim (marca Istambul, que se usa pra fazer homus)
02 dentes de alho
suco de 1 limão grande (ou um pouco mais, se gostar)
02 colheres de sopa de salsa (só as folhas, bem picadinha)
água filtrada qb
sal qb
Modo de Preparo:
Primeiro vamos misturar o suco de limão com a pasta de gergelim, que vai talhar um pouco (ela muda de consistência, fica mais grossa). Depois bater no liquidificador com o alho, o sal, e ir colocando a água aos poucos até obter uma consistência ideal, mais ou menos cremosa (aí é uma questão de gosto pessoal).
Depois acrescente a salsa picadinha.
Se quiser, pode-se aumentar a dosagem de limão, ou alho, conforme o seu gosto pessoal.
Bom Apetite
PS: Observações muito interessantes de dois amigos.
" Falafel é de origem egípcia e difundido inicialmente no Oriente Médio e em todo norte da África (Tunísia, Líbia até chegar ao Marrocos). Depois em praticamente a todo o continente africano. Séculos depois chegou ao Brasil pelas mãos do negro africano, já rebatizado com o nome de acarajé e repaginado, para uma necessária adaptação aos ingredientes nacionais (feijão fradinho, azeite de dendê, e acompanhado com molho de pimenta e vatapá).
Hissa Hazin"
"Lá no Egito eles chamam o falafel de Taameya...
Também modificamos o cuscuz marroquino (com semolina), pelo cuscuz de milho, feito no vapor, da mesma forma como se fazia no Marrocos. Tudo trazido pelos escravos da África.
Luciana Hazin"
Nenhum comentário:
Postar um comentário