Ofertas Header Adsense 2016

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pastéis de Belém...Ora pois pá !!!!!!!!!!




Dia desses botei na cabeça que iria fazer o tradicionalissimo e famoso doce Português, que diga-se de passagem é muito simples mas cuja receita é guardada a sete chaves e cheia de segredos (variações).

Não há receita mais famosa, que todos tentam copiar (sem sucesso) do que essa, cuja unica fabrica/loja fica na Rua de Belém nº 84 a 92, 1300 - 085 Lisboa - Portugal Tel: 00 xx 351 21 363 74 23 (o xx é a sua operadora de telefonia aqui no Brasil) ou pelo site http://www.pasteisdebelem.pt para maiores informações.

Pastéis de Belém

Ingredientes:

Massa Folhada (usei a da Aurora laminada)
Canela em pó qb
5oo gramas de creme de leite fresco
09 gemas de ovos
09 colheres de sopa de açúcar

Modo de Preparo:

Abra a massa e polvilhe com a canela em pó, agora enrole como se fosse enrolar um tapete.

Corte o rolo de massa em fatias com cerca de 01 dedo grosso de espessura (2 cm), para forminhas pequenas, e um pouco mais largas, se as forminhas forem maiores.

Ponha uma rodela de massa em cada forma e com os dedões (polegares) vá esticando a massa até forrar a forminha toda.

Numa panela de aço grande, misture as gemas, o açúcar e o creme de leite fresco, leve ao fogo médio e vá mexendo sem parar até começar a ferver, retire do fogo, coloque em uma vasilha (Bowl) e leve à geladeira até esfriar e ficar cremoso (se quiser se sentir mais tranquilo, pode fazer esse processo em banho maria para não correr o risco de queimar o creme).

Agora com a ajuda de uma concha vá enchendo cada uma das forminhas (que já estão com a massa) e leve ao forno pré-aquecido em 200ºC até ficarem bem douradas (o creme e a massa).

Retire do forno e deixe esfriar um pouco, desenforme e sirva ainda morninha.

Bom Apetite

PS: Duas observações importantes, se quiser passe as gemas por uma peneira para poder retirar a pelicula que as envolve (teoricamente essa pelicula pode deixar o creme com gosto de ovo), a outra é se for de seu gosto coloque uma fava de baunilha junto do creme de leite e deixe cozinhar junto (vai adicionar um delicado e gostoso sabor de baunilha), depois retire e descarte a fava.

4 comentários:

  1. Olá Dudu, tudo bem? É a primeira vez aqui no seu blog. Desde, já queria te dar os parabéns. Eu vim parar aqui pesquisando o queijo Brie. Nisto, eu vi um comentário seu falando da combinação perfeita uva-gorgonzola. Só que você falava de uma pasta de gorgonzola com creme de leite. Eu fiquei curiosa. Você acha que fica mais gostoso envolver a uva com a pasta ou com o gorgonzola puro. Vc poderia me dar as proporções gorgonzola/creme de leite? Eu queria experimentar.
    Abrç,
    Eva

    ResponderExcluir
  2. Prezada Eva, seja bem vinda. Com relação ao aperitivo de uva verde envolta em pasta/creme de gorgonzola, a idéia é usar o creme de leite só para tornar o queijo mais maleável. Só para te dar uma idéia use 02 colheres de sopa de creme de leite fresco para 250 gramas de queijo gorgonzola, amasse com um garfo e veja se já dá para envolver as uvas uma a uma, coloque na geladeira para secar por cerca de 30 minutinhos e sirva.

    Abraços

    Carlos Eduardo(Dudu)

    ResponderExcluir
  3. Ola cunhado querido!
    Adooooooro pastel de Belem.
    Vc faz pra mim qdo eu for visita-los?
    Saudades.
    bjs
    Mariza Marcia

    ResponderExcluir
  4. Claro né Mariza, com o maior prazer do mundo (você chega quando ?) !!!!!!!!!

    Beijos

    Dudu

    ResponderExcluir

Adsense