Ofertas Header Adsense 2016

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Estou Doente mas já já eu volto...

Prezados leitores, desde esse final de semana que eu apaguei, sucumbi a uma infecção e não tem dado para encarar nem trabalho nem Blog, acho que a partir de amanhã vou tentar voltar a escrever, desculpem e abraços.

Dudu

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Yakisoba a minha moda.................



Ontem me ligou uma amiga muito querida perguntando sobre esse tradicionalissimo prato da cozinha oriental, me lembrei das lições do mestre Alex e respondi o que me lembrava, depois fui aos meus alfarrábios e conferi o que o mestre ensinou para ver se não tinha falado besteira (graças a Deus, ele foi um excelente professor e respondi tudo certinho), segue agora a minha versão de Yakisoba (pode ser feito só com vegetais tipo acelga, brócolis, couve-flor, cebola, cenoura, repolho, pimentão, com carne bovina, suina ou de frango, com frutos do mar ou o famoso samba do criolo doido com tudo isso misturado).

Yakisoba a minha moda

Ingredientes:

400 gramas de macarrão para yakisoba Alfa ou Miyako (comprei no zona sul mas é importado pela Sidchen http://www.sidchen.com.br/produtos.asp)
01 cebola (cortada em julienne)
06 folhas de repolho (cortadas em pequenos quadrados)
01 cenoura (cortada em julienne)
1/2 pimentão amarelo (cortado em julienne)
100 gramas de filet mignon (cortado em tirinhas)
100 gramas de filé de peito de frango (cortado em tirinhas)
30 ml de Saque culinário tozan
300 ml de caldo de galinha ou legumes (se quiser use 01 cubo de caldo Knnor)
Óleo de gergelim qb
óleo de soja qb
Molho Shoyo qb
Aji-no-moto qb
01 colher de sobremesa cheia com amido de milho (Maizena)

Modo de Preparo:

Cozinhe o macarrão até que ele fique "al dente", escorra e reserve.
Tempere separadamente as tirinhas de carne bovina e de frango com o molho shoyo, o sake, o aji-no-moto e o óleo de gergelim, reserve na geladeira.
Em uma panela wok, coloque um fio de óleo de soja e frite as carnes em fogo alto,retire e reserve.
Diminua o fogo ao minimo e coloque os legumes dos mais duros para os menos consistentes (cenoura, pimentão, cebola e o repolho), volte com as carnes e polvilhe a colher de amido de milho, mexa bastante e cubra com o caldo escolhido deixando cozinhar por 15/20 minutinhos.
Em uma frigideira com revestimento anti-aderente e um fio de óleo de soja, de um susto no macarrão reservado e em seguida misture-o na panela wok.
Deixe mais alguns minutos e sirva acompanhado do molho para Yakisoba (abaixo) em molheira separada.

MOLHO PARA YAKISOBA


Molho inglês (tipo tonkatsu) 150 ml
Shoyu 50 ml
Açúcar 3 colheres de sopa
Saque mirin 50 ml
Hondashi 5 gramas
Pimenta do reino qb
Aji-no-moto qb
Extrato de tomate 30 gramas

Modo de preparo:

Misture tudo e despeje sobre o macarrão no seu prato individual (ou já sobre o Yakisoba).

Bom Apetite

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Pudim de Leite Condensado com Laranja.........

Essa semana recebi uns amigos muito queridos (Ana Cláudia e os filhos Rafaela e Gabriel) de Recife, lá em casa para jantarmos e tive que preparar tudo muito rápido mas por sorte o Pudim tinha sido feito na noite anterior e estava lá na geladeira incólume (Regina resistiu e não enfiou a colher).
Absolutamente igual ao com leite de coco (só não fiz a calda de açúcar) só que com suco de laranja no lugar dele, demorou um pouco mais para assar e não ficou tão firme mas deu para desenformar e ficar bonito, estava bem gostoso (embora um pouco mais doce por conta das laranjas estarem dulcíssimas).
O resto do jantar já foi postado aqui no Blog, Rosbife com molho de mostarda, arroz branco e a batata do Bruno.

Pudim de Leite Condensado com Laranja

Ingredientes:

01 lata de leite condensado
01 lata de suco de laranja
1/2 lata de leite de vaca
04 ovos
01 colher de sopa de açúcar

Modo de Preparo:

Ao invés de fazer uma calda de açúcar polvilhe a forma com a colher de açúcar e com a ajuda de uma luva coloque a forma direto no fogo do fogão, com jeitinho vá virando a calda de açúcar queimado para "sujar" toda a forma naquela cor castanho avermelhado, desligue o fogo e deixe a forma esfriar um pouco.
No liquidificador bata os demais ingredientes leite condensado, suco de laranja, leite e os ovos.
Derrame essa mistura na forma sobre o açúcar caramelado, cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC dentro de uma assadeira com água (Banho-maria),por cerca de 01:00 h / 01:30 h , abra o forno e espete o pudim com um palito ou garfo que deverá sair limpo (caso ainda não esteja bom, feche o forno e deixe cozinhar mais, até ficar bom).
Retire a forma com o pudim de dentro da assadeira e deixe esfriar sobre a bancada e leve a geladeira só desenforme depois de bem gelado.

Bom Apetite

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Cartoccio de Tilápia com alho poró, cenoura e tomate cereja em perfume de tomilho!

Quando se trata de filé de peixes, nada supera a apresentação em um cartoccio (um envelope feito com papel aluminio), costumo fazer um berço com vegetais salteados no azeite/manteiga e colocar os filés por cima, depois é só fechar bem fechadinho e levar ao forno por cerca de 15 minutinhos (o envelope deve ficar estufado) e depois direto a mesa ou no prato dos convidados (se forem feitos individuais) e aberto com um corte a faca na frente das pessoas, é lindo ver os aromas concentrados no vapor liberado, inundar o ambiente e estimular o apetite. Mas chega de lero lero e vamos a receita que é o que interessa....

Cartoccio de Tilápia com alho poró, cenoura e tomate cereja em perfume de tomilho

Ingredientes:

04 filés de tilápia
01 talo de alho poró (cortado em rodelas e só a parte branca)
01 dente de alho (sem o germe e cortado em Brunoise)
01 cenora (cortada em fatias finissimas com o descascador ou mandolin)
02 raminhos de tomilho (só as folhinhas)
10 unidades de tomate cereja
Azeite qb
25 gramas de manteiga sem sal
Sal qb
Pimenta do reino moida na hora

Modo de preparo:

Tempere os filés de peixe com sal,pimenta do reino moída na hora e as folhinhas de tomilho, reserve na geladeira.
Coloque uma panela com água para ferver, depois de começar a ferver tempere a água com sal, coloque as cenouras e cozinhe por apenas 02 minutos, retire as cenoras e reserve.
Em uma frigideira com revestimento anti-aderente e em fogo médio coloque um fio de azeite e metade da manteiga, assim que derreter coloque o alho poró e o dente de alho, refogue e tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino moída na hora, junte as cenouras e salteie por mais 01 minuto, desligue o fogo e reserve.
Faça dois envelopes com o papel aluminio e divida o refogado de alho poró e cenouras entre eles, sobre o refogado coloque dois filés de peixe em cada envelope, corte os tomates ao meio e coloque 10 metades em cada envelope sobre os filés, divida a manteiga que sobrou e coloque metade em cada envelope, feche bem fechado (enrolando e dobrando o papel aluminio) , coloque sobre uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por cerca de 15 minutos e/ou até estarem bem estufados.
Sirva cada cartoccio sobre um prato individual e acompanhe com arroz branco em uma travessa na mesa, para quem quiser se servir.

Bom Apetite

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Isca de Carne ao Curry...............Delicia da cozinha fusion!!!

Vira e mexe, faço alguma coisa com curry esse tempero Indiano que dominou completamente o conquistador Inglês mas como não sou Indiano, acabo cometendo alguns pecados maravilhosos ao meu paladar (chamo isso de cozinha fusion), comer carne de vaca na India é praticamente crime de lesa majestade, afinal elas são sagradas por lá.
Nesse prato você pode escolher só um tipo de carne (peixe por exemplo, atenção só o coloque no final do cozimento),ou então misturar as suas carnes preferidas (galinha, boi, porco, cordeiro e outros) com um monte de legumes diferentes, tempere com canela, mostarda em pó, gengibre, curry e depois regue com leite de coco, deixe cozinhar e sirva acompanhado de arroz branco e mango chutney, vai ser um sucesso (só para forçar a barra estou usando os nomes em francês dos cortes de legumes, se quiser é só consultar a postagem do dia 18/08/2008 - cortes de legumes e cortes de batatas).

Isca de Carne ao Curry

Ingredientes:

300 gramas de linguiça de porco (cortada em pedaços)
300 gramas de peito de frango (cortado em iscas)
300 gramas de file mignon (cortado em iscas)
200 ml de leite de coco
200 ml de caldo de legumes (ou se preferir use 01 cubo de caldo Knnor dissolvido em 200 ml de água)
01 cebola grande (cortada em Julienne)
01 talo de alho poró (cortado em rodelas,parte branca e a verde)
01 cenoura (cortada em julienne)
02 batatas (cortada em Pommes Risolées)
04 dentes de alho (cortados em Brunoise)
01 pimentão vermelho (cortado em Jardinière)
01 colher de sobremesa de mostarda em pó
01 colher de chá de canela em pó
01 centimetro de gengibre (cortado em Brunoise)
01 colher de chá de curry
Azeite qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Sal qb
20 gramas de manteiga sem sal

Modo de Preparo:

Tempere separadamente as iscas de frango e carne de boi com uma pitada de canela, sal, pimenta do reino,mostarda em pó e curry. Reserve na geladeira.
Coloque uma panela com água e temperada com sal em fogo alto, assim que ferver coloque as cenouras e deixe cozinhar por 3 minutos, retire e reserve.
Nessa mesma água, cozinhe por 5 minutinhos as batatas, retire e reserve.
Pegue uma panela tipo Wok com revestimento anti-aderente e coloque sobre fogo alto, derrame um fio generoso de azeite e frite a linguiça, retire e reserve. Nessa mesma panela e ainda com a gordura usada (se necessário coloque mais um pouco de azeite)sele as iscas de frango, retire e reserve.
Agora nessa mesma panela, sele as iscas de carne bovina, retire e reserve. Ainda nessa panela (em fogo médio) coloque mais um fio de azeite e a manteiga e refogue nessa ordem, o pimentão, a cebola, o alho, o alho poró e o gengibre (tempere com sal, pimenta e uma pitada de curry), assim que estiverem refogados junte as cenouras, as batatas, as linguiças, as iscas de carne bovina e as iscas de frango, misture bem e cubra com o leite de coco e a mesma medida de caldo de legumes, tampe parcialmente e deixe cozinhar em fogo brando por pelo menos 20/30 minutos (experimente e corrija o tempero).

Bom Apetite

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Risoto de Abóbora e Carne de Sol com queijo de Coalho..........

Almoço de domingo deve ser sempre muito caprichado com excelente comida , muita bebida e de preferência cheio de amigos , familiares, cachorros (Lean e Mel se esbaldaram), papagaio e perequitos...
Esse domingo foi bastante agitado e separado em duas fases, na primeira sessão as 12:00 h ótimo almoço com a vovó com direito a caldinho de feijão com torresminho e salsinha, linguiça de porco da Beth Beltrão lá de Tiradentes-MG, salada de folhas verdes, mil folhas de salmão, terrine de frango e pães do Garcia & Rodigues,frutas de sobremesa e para beber, caipirinha de limão com cachaça magnifica.
Segunda sessão as 14:00 h na casa da amiga Luciana Hazin com cerveja geladissima torradinhas com brie e mil folhas de salmão, depois já mais tarde fizemos e comemos carne de sol (tirado o sal no leite) grelhada com queijo de coalho e para acompanhar (luxo dos luxos) risoto de abóbora com cogumelos que Luciana aprendeu com a Flávia Quaresma, na sobremesa banana assada com açúcar e canela, coberta com queijo de coalho e sorvete de creme, a sim, para beber ainda teve cuba-libre e depois café que ninguém é de ferro...............
Falando sério, essa maratona gastronômica é só porque gostamos de ver os amigos e parentes, temos um prazer enorme em conviver com eles!!!!!!!!!!!!!

Risoto de Abóbora (gerimum)

Ingredientes:

500 gramas de arroz Arbório
500 gramas de abóbora (cortada em cubos e sem casca)
01 cebola grande(cortada em Brunoise)
04 dentes de alho (cortados em Brunoise)
01 molho de cheiro verde (salsinha e cebolinha)
Azeite qb
50 gramas de manteiga
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
01 cálice de vinho branco seco
250 gramas de cogumelo Paris laminado
01 litro de caldo de legumes (se preferir use 01 cubo de caldo de legumes Knnor)
100 gramas de manteiga sem sal (cortada em cubos e gelada)
100 gramas de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Separe a cebola e o alho em três porções separadas, uma das porções você vai usar para refogar as laminas de cogumelo Paris, junto com um fio de azeite e um pedaço de manteiga, tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino. Reserve.
Agora refogue a outra porção de cebola e alho e junte a abóbora, deixe cozinhar em fogo baixo até desmanchar a abóbora (coloque um pouco do caldo de legumes para que fique bem liquido), tempere com uma pitada de sal e pimenta do reino, diminua o fogo ao minimo e junte a salsa e a cebolinha picadas. Reserve mantendo aquecido.
Por ultimo use a terceira porção de cebola e alho com um fio generoso de azeite para refogar o arroz arbório, assim que estiver frito coloque o cálice de vinho branco, mexa bem e vá colocando pouco a pouco o caldo de abóbora e sempre mexendo sem parar e adicionando o caldo de abóbora, até que o arroz fique "al dente" para macio e bastante umido, acrescente as laminas de cogumelo reservada, o queijo parmesão, mexa bastante e desligue o fogo (faça a mantecatura), misture os cubos de manteiga gelados de dois em dois, sempre mexendo vigorosamente e sem parar , até incorporarem.
Sirva de imediato.

Bom Apetite

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Salada de Chucrute..................

Ainda com a comida Alemã, segue abaixo a receita de salada de chucrute que pode ser comida quente ou fria, como vocês preferirem para acompanhar linguiças, salsichas, kasseler (costeleta de porco), Eisben (joelho de porco), eu particularmente gosto de comer fria.

Salada de Chucrute

Ingredientes:

250 gramas de Chucrute lavado sem a salmoura
Azeite qb
02 dentes de alho amassados
01 cebola (cortada em Julienne)
Pimenta do reino branca moída na hora qb
05 sementes de zimbro
01 folha de louro
01 cravo
01 centímetro de gengibre picado
01 maça ácida cortada em cubos e sem casca
100 gramas de batata crua ralada

Modo de Preparo:

Coloque uma panela em fogo brando e refogue a cebola em um fio generoso de azeite até ficar transparente, agora coloque o alho, o gengibre, a pimenta, o louro, o cravo e o zimbro, continue refogando e mexendo com a ajuda de uma colher de pau, agora adicione o chucrute e cubra com água, deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, agora junte a maçã em cubos e cozinhe por mais 10 minutos, agora adicione a batata ralada, tampe a panela e deixe cozinhar até a batata ficar cozida (coisa de 5 minutinhos), experimente e corrija o tempero, caso não esteja com sabor ligeiramente ácido, acrescente um pouco de vinagre de vinho branco, desligue o fogo e deixe esfriar.

Sirva fria (ou quente se preferir) para acompanhar Eisben, kasseler e/ou salsichão de vitela.

Bom Apetite

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

CHUCRUTE FEITO EM CASA......................



Essa receita já foi feita mas ele "O Chucrute" ainda está curtindo lá em casa, sendo assim ainda não experimentei, a primeira receita que executei é bem diferente dessa em relação ao modo de preparo e como a receita antiga apresentou fungos, acabou tendo que ser jogada fora.
Como sou teimoso, estou testando essa outra receita mas é fundamental o cuidado extremo com a higiene de todos os utensílios, caso contrário a conserva não vinga mesmo, como eu já disse em outra postagem a maioria das pessoas vai preferir comprar o chucrute já pronto lá no supermercado e até concordo que vale a pena fazer isso mas fazer a sua própria conserva é algo que mexe comigo, poder temperar a conserva de acordo com o meu paladar, para mim é muito importante.
Para vocês teimosos como eu, segue abaixo a receita para se fazer o chucrute (amanhã posto uma receita de salada de chucrute para ser feita com ele já pronto)...

Chucrute

700 gramas de Repolho
30 gramas de sal
Pimenta caiena qb
02 gramas de Zimbro
20 gramas de kümmel
20 gramas de açúcar
Sal qb (para esterilizar o vidro de conserva)
Vinagre qb (para esterilizar o vidro de conserva)
Água fervente qb (para esterilizar o vidro de conserva)

Modo de Preparo:

Corte o repolho finamente, coloque em uma vasilha (Bowl) em camadas e tempere cada uma das camadas com um pouco de sal, um pouco das sementes de kümmel, uma pitada de caiena, umas sementes de zimbro e uma pitada de açúcar, misture tudo muito bem e deixe descansar por cerca de 01 hora, depois disso aperte com a ajuda de uma escumadeira para que saia todo o líquido, reserve esse caldo.
Misture 01 colher de sal, 01 colher de sopa de vinagre e 01 litro de água fervente e use essa mistura para ferver o vidro (e a tampa) de conserva aonde vai ser guardada a preparação (o vidro deverá ser preparado como para conserva e geléia, extremamente limpo e hermeticamente fechado depois de se colocar o repolho).
Coloque o repolho neste vidro, deixando dois dedos da borda livre, cubra o repolho com o líquido que saiu dele e se necessário, complete com água.
Feche muito bem e guarde em local escuro por 01 semana em temperatura ambiente.

Obs: Não entra vinagre nesta preparação, ele serve apenas para limpar o vidro, o sabor azedo é dado pela fermentação.

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Chucrute, Linguiça e Purê de Batatas.................












Ontem acabei jantando comida Alemã, é realmente uma comida farta e deliciosa e que dá pouquissimo trabalho, salvo se você inventar de fazer seu próprio chucrute (como eu inventei mas deu errado e estou fazendo outro) e demora cerca de 15 dias para ficar pronto mas como existem já prontos em qualquer supermercado (acima a foto do nacional e do importado, ambos na faixa dos R$6,00/R$7,00), isso facilita muito a nossa vida. Mas vamos lá explicar o jantar de ontem e sobre a nova receita de chucrute que consegui garimpar com a Chef Marisa Gomes de Oliveira, essa eu posto amanhã aqui no Blog.

Chucrute, Linguiça e Purê de Batatas

Ingredientes:

500 gramas de linguiça fina de porco
500 gramas de linguiça calabresa
500 gramas de salsichão branco
01 kg de batatas (descascadas)
01 cebola (cortada em Brunoise)
04 dentes de alho (cortados em Brunoise)
01 pote de chucrute
250 gramas de creme de leite fresco
100 gramas de manteiga
100 gramas de queijo parmesão ralado
Azeite qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Sal qb
Mostarda escura e amarela (para acompanhar)

Modo de Preparo:

Coloque uma panela em fogo baixo e derrame um fio de azeite, refogue a cebola e o alho, tempere com uma pitada de sal e de pimenta do reino, assim que estiver começando a dourar, junte o creme de leite e deixe ferver, desligue o fogo e reserve (experimente e corrija o tempero).
Cozinhe as batatas em água fervente e salgada por cerca de 20 minutos (espete com um garfo para ver quando está macia mas sem desmanchar), escorra a água e em uma vasilha (Bowl), esprema as batatas com a ajuda de um garfo e depois misture a batata com a manteiga , o creme de leite e o queijo parmesão (tempere com pimenta do reino moída na hora).Reserve.
Cozinhe as linguiças inteiras em água fervente por cinco minutos, escorra, seque e frite em fogo brando com um fio de azeite até ficarem douradas.Reserve.
Coloque uma panela com água (02 litros) e o chucrute para ferver por cerca de 10 minutos, desligue o fogo coloque o salsichão e tampe, após 5 minutos escorra a água e reserve o chucrute e o salsichão.

Sirva tudo ainda quente com um pote de mostarda preta e outro com amarela (eu ainda acompanhei com arroz branco).

Bom Apetite

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Folheado de Frango....................sobras do almoço de domingo

Ontem a noite, chego em casa depois do Pilates e a triste constatação de que vou ter de encarar a cozinha de verdade pois não tem nada pronto, exceto o frango desfiado pela empregada que é sobra do almoço do dia dos Pais.
De repente me lembro que tenho uma massa folhada laminada pronta da Arosa e rapidinho todos os meus problemas estão terminados é só dar uma bela refogada nesse frango desfiado, embrulhar em massa folhada, forno e teremos um belíssimo empadão de massa folhada..........

Folheado de Frango

Ingredientes:

01 caixa de massa folhada laminada da Arosa
300 gramas de frango desfiado (sobra do frango com ervas no sal grosso)
01 cebola (cortada em Brunoise)
01 dente de alho (cortado em Brunoise)
01 lata de tomates pelatti
50 gramas de azeitona preta (sem caroço e picada)
50 gramas de queijo parmesão ralado (opção de colocar 150 gramas de requeijão ou catupiry)
Azeite qb
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
01 gema (para pincelar a massa)

Modo de preparo:

Em uma panela refogue em um fio de azeite a cebola e o alho, junte o frango desfiado mexa bem e depois o tomate pelado e as azeitonas (experimente o tempero e corrija se necessário), deixe cozinhar em fogo brando até quase secar (caso faça opção pelo requeijão/catupiry essa é a hora de misturar), desligue o fogo e reserve.
Abra a massa folhada e ajeite dentro de um pirex (polvilhe a parte da massa dentro do pirex com parte do queijo parmesão) de maneira que possa colocar o recheio (polvilhe o recheio com a outra parte do queijo parmesão) e cobrir com parte da massa folhada.
Pincele com a gema por cima da massa folhada e leve ao forno pré-aquecido em 180ºC até ficar dourado.
Sirva de imediato acompanhado de arroz branco e salada de folhas verdes.

Bom Apetite

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Pudim de leite condensado.........um com queijo e outro com leite de coco



















Pudim de leite condensado, nunca tinha feito na vida e normalmente não gostava por achar muito doce, esse final de semana resolvi esse probleminha e o dito cujo já pode constar do meu portfólio e aviso aos navegantes que não ficaram muito doces, na verdade achei os dois muito bons mesmo, mérito para a receita da Chef Marisa Gomes de Oliveira.
Usamos dois métodos de cocção diferentes, banho maria no forno por cerca de 01 hora e banho maria dentro da panela de pressão por cerca de 15 minutos, escolha qual a sua preferência e faça essas delicias na sua casa....

Pudim de Leite Condensado com Queijo Parmesão

Ingredientes:

01 lata de leite condensado
01 e 1/2 lata de leite de vaca
04 ovos
03 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
400 gramas de açúcar
200 ml de água

Modo de Preparo:

Para fazermos a calda do pudim, misture muito bem misturado em uma vasilha (Bowl) o açúcar e a água, coloque em uma panela com cuidado para não sujar a borda da panela e acenda o fogo baixo, deixe cozinhar sem mexer (só depois do caramelo na cor que você quiser, mexa a panela como um todo mas não dentro pois pode açúcarar a calda) até que fique na cor castanho avermelhado, desligue o fogo e vire essa calda quente na forma do pudim (normalmente aquela com um buraco no meio - foto 01) , agora com cuidado vá virando a forma para que fique toda ela caramelada, deixe esfriar um pouco.
No liquidificador bata os demais ingredientes (leite condensado, leite de vaca, os ovos) e só por ultimo coloque o queijo parmesão e acabe de misturar com o botão pulsar.
Derrame essa mistura na forma sobre a calda ainda quente (mas não fervendo) e coloque em uma assadeira com água quente para cozinhar em banho-maria no forno pré-aquecido em 180ºC por cerca de 01 hora (espete com um palito ou garfo que deverá sair limpo) , uma boa opção é cobrir a forma com papel aluminio para evitar de que o pudim fique corado/queimadinho.
Retire do forno e deixe esfriar sobre a bancada, leve a geladeira e desenforme só depois de bem gelado.


Pudim de Leite Condensado com Leite de Coco

Ingredientes:

01 lata de leite condensado
01 lata de leite de Coco
1/2 lata de leite de vaca
04 ovos
400 gramas de açúcar
200 ml de água

Modo de Preparo:

Para fazermos a calda do pudim, misture muito bem misturado em uma vasilha (Bowl) o açúcar e a água, coloque em uma panela com cuidado para não sujar a borda da panela e acenda o fogo baixo, deixe cozinhar sem mexer (só depois do caramelo na cor que você quiser, mexa a panela como um todo mas não dentro pois pode açúcarar a calda) até que fique na cor castanho avermelhado, desligue o fogo e vire essa calda quente na forma do pudim (usamos um Bowl ao invés de uma forma de pudim - foto 02) , agora com cuidado vá virando a vasilha (Bowl) para que fique toda ela caramelada, deixe esfriar um pouco.
No liquidificador bata os demais ingredientes leite condensado, leite de coco e de vaca e os ovos.
Derrame essa mistura na vasilha (Bowl) sobre a calda ainda quente (mas não fervendo) , cubra a vasilha (Bowl) com filme plástico e coloque dentro de uma panela de pressão com 02/03 dedos de água, tampe a panela e acenda o fogo alto, assim que a válvula começar a apitar diminua o fogo e marque 15 minutos, após os 15 minutos desligue o fogo e deixe a pressão sair normalmente , abra a panela e espete o pudim com um palito ou garfo que deverá sair limpo (caso ainda não esteja bom, tampe a panela e deixe cozinhar mais 05 minutos).
Retire a vasilha (Bowl)com o pudim de dentro da panela e deixe esfriar sobre a bancada, leve a geladeira e só desenforme depois de bem gelado.

Bom Apetite

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Zabayone de Frutas Vermelhas..............

Sobremesa, era só o que estava faltando para completar o almoço do dia dos Pais nesse domingo lá em casa, sobremesa antiga de origem Italiana é muito simples de ser feita e tem uma apresentação bastante chamativa já que pode ser "Brulêada" (aquele queimadinho/casquinha feita com o maçarico por cima do creme).

Zabayone de Frutas Vermelhas

Ingredientes:

05 gemas de ovo
100 ml de vinho do Porto (ou Marsala)
100 gramas de açúcar
01 caixa de morangos
01 caixa de Blueberry

Modo de Preparo:

Em uma vasilha (Bowl) e com a ajuda de um batedor de arame (fouet) misture o vinho escolhido e as gemas, leve a vasilha ao banho-maria e começe a bater essa mistura sem parar para ir engrossando (após bater muiiito mesmo) vá colocando o açúcar aos poucos e continue batendo sem parar, deve ficar um creme grosso e fofo, coloque a vasilha com o creme dentro de outra maior com água gelada e cubos de gelo para esfriar, leve a geladeira por pelo menos 01 hora.
Lave e higienize as frutas, corte os morangos em metades (escolha os 02/03 maiores e corte em leque para decorar) , reserve na geladeira.
Coloque as frutas em uma vasilha bonita que possa ir a mesa e cubra com o creme zabayone, coloque os morangos cortados em leque por cima (cubra com uma fina camada de açúcar) e com um maçarico de uma "Brulêada" na superficie do creme.
Sirva de Imediato.

Bom Apetite

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Sardela a pasta..............

Eu não era muito fã dessa pastinha, até que apareceu essa receita nova bem mais interessante e acabei reconsiderando em minha opinião (mas não posso dizer que é a minha favorita) e afinal de contas ela acaba quebrando um galhão na hora de ter mais uma pastinha para receber os convidados (as pessoas costumam gostar).............

Sardela

Ingredientes:

400 gramas de sardinha em lata (conserva de óleo/azeite, use de boa qualidade)
30 gramas de páprica doce (não bote tudo de uma só vez, coloque um pouquinho e vai experimentando para acertar a seu gosto)
150 gramas de pimentão vermelho
100 ml de azeite de oliva extra virgem
20 gramas de alho (sem o germe, e se gostar aumente para até 30 gramas)
Sal qb
Pimenta-do-reino branca qb

Modo de Preparo:

Descasque e pique bem finamente os dentes de alho,reserve.
Escorra as sardinhas (descarte o óleo), remova e descarte cabeça, pele e espinhas, pique finamente e reserve.
Pré-aqueça o forno a 180°C.
Coloque o pimentão em uma assadeira e leve ao forno para assar até que a pele esteja completamente tostada (ou comece a soltar), virando-o freqüentemente. Remova do forno e coloque o pimentão dentro de um saco plástico, feche e deixar esfriar. Remova a pele, as sementes e os filamentos brancos.
Em um processador, junte o pimentão, a sardinha e o restante dos ingredientes e processe até obter uma pasta cremosa e homogênea (experimente e corrija o tempero se necessário).
Coloque a pasta em uma vasilha com tampa e mantenha na geladeira por pelo menos 03 horas para que os sabores se integrem.
Sirva acompanhada de baguete, torradas ou pão fresco e quentinho.

Bom Apetite

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

01 ANO DO BLOG COZINHA DO DUDU !!!!

Obrigado, muito obrigado mesmo a todos que participam de alguma forma na confecção desse Blog nosso de cada dia (e são muitos) e um obrigado muito especial também a você que nos dá o prazer de visitar nossas páginas, experimentar nossas receitas e dicas, por ultimo mas não menos importante nosso muito obrigado a você que nos segue quase diariamente, que nos escreve mensagens, manda e-mail's, telefona e nos inspira a buscar melhorar cada dia mais.............

Para comemorar essa data estou aqui espremendo minhas idéias para postar alguma coisa especial que possa realmente agradar e ser muito simples de ser feito em qualquer lugar do mundo (tem gente acessando o Blog até da Finlândia), as ervas são opcionais a seu gosto e de acordo com o que você encontrar.

FRANGO COM ERVAS NO SAL GROSSO

Ingredientes:

01 frango inteiro (limpo)
02 kg de sal grosso
04 claras batidas em neve
01 dente de alho (sem o germe, picado e macerado)
01 molho de manjericão roxo (só as folhas maceradas)
01 molho de salsinha (só as folhas maceradas)
01 punhado de folhas de tomilho (só as folhas picadas na faca)
01 punhado de folhas de alecrim (só as folhas picadas na faca)
Azeite qb
01 pimenta dedo de moça sem as sementes (picada e macerada)

Modo de Preparo:

Misture as ervas (maceradas e picadas), o dente de alho e a pimenta dedo de moça com um fio generoso de azeite, unte/esfregue o frango por dentro e por fora com essa mistura. Reserve.
Bata as claras em neve e depois misture com o sal grosso. Reserve.
Em uma assadeira, coloque uma camada de sal grosso já misturado com as claras (como se fosse uma cama) e acomode o frango com o peito para cima, agora cubra todo o frango com a mistura de sal grosso, não deixando nenhuma área exposta. Leve ao forno pré-aquecido em 180ºC por cerca de 02 horas.
Retire do forno e bata com uma faca sobre essa crosta dura (que se transformou o sal grosso) quebrando e afastando esses pedaços de sal do frango, leve a assadeira imediatamente a mesa e sirva, fatiando os pedaços do peito e as coxas (juro que não fica salgado).
Uma excelente opção de acompanhamento é um belo purê de batatas (com creme de leite, manteiga e queijo parmesão), arroz branco com passas e salada de tomates.

Bom Apetite

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Mil Folhas de Salmão Cru e Defumado!!!!!!!!!!

Apesar do nome, massa folhada não passa nem perto dessa preparação, trata-se na realidade de uma terrine fria de salmão cru e defumado intercalado com manteiga de ervas (Dill) e mostarda Dijon, além de temperada com sal e pimenta do reino moída na hora, para se comer como aperitivo/entradinha sobre uma rodela de baguete quentinha e acompanhada de um vinho branco seco (sauvignon blanc ou chadornnay),podem ter certeza que isso é uma glória!!!!!!!!!!!!

Mil Folhas de Salmão Cru e Defumado

Ingredientes:

250 gramas de salmão defumado
200 gramas de salmão fresco (sem pele e sem espinhas)
200 gramas de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
01 ramo de dill (endro) fresco (Só as folhas picadinhas)
01 colher de sobremesa de mostarda Dijon
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora

Modo de Preparo:

Prepare a manteiga de ervas misturando-a com as folhas de endro , a mostarda e o sal (experimente e reserve).
Corte o salmão fresco em fatias finas (meio termo entre carpaccio e sashimi), abra as embalagens de salmão defumado e solte as fatias. Reserve.
Forre uma forma (molhada com água) de terrine pequena (ou de pão/bolo inglês) com filme plástico e faça a primeira camada com salmão fresco (aproveite para fazer um desenho/arrumação bonito(a), pois quando desenformar será a parte de cima da terrine) salpique pimenta do reino moída na hora e depois faça uma camada fina de manteiga de ervas (alise com as costas de uma colher), agora faça uma camada compacta com as fatias de salmão, outra camada fina de manteiga, faça uma camada com as fatias de salmão defumado, outra camada fina de manteiga e assim sucessivamente até acabar com uma camada de manteiga (passe papel filme selando toda a terrine).

Leve a geladeira por pelo menos 12 horas.

Para servir, desenforme e corte em fatias finas para ser comido com torradas ou pão fresco e quentinho (outra opção é já servir montado como canapé), acompanha a parte limão cortado em quatro pedaços, para quem quiser pingar algumas gotas individualmente.

Bom Apetite

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Agosto, Aniversário do Blog e Dia dos Pais!!!!!!!!!!!!!

Impressionante, como o tempo passa rápido e dia 05/08/2009 quarta-feira agora, estaremos fazendo 01 ano de Blog (Parabéns e obrigado Mayrink, meu amigo e executor do Blog, sem você nada disso teria sido possível) e no domingo dia 09/08 será dia dos Pais e tenho de montar o cardápio desse almoço para o Roberto (meu Pai), ano passado foi uma festa e tanto, com a confecção de vários de seus pratos preferidos (todos já postados no Blog, principalmente a Rabada desfiada com batatas dauphine recheada com queijo gorgonzola), esse ano tenho que ver ainda, o que é que ele está com vontade de comer sem assustar minha mãe e minha mulher (francófilas assumidérrimas em questões gastronômicas) o que deixa por terra pratos mais "fortes" como dobradinha, mocotó, língua, sarapatel, buchadinha, cabeça de bode e outros do mesmo gênero absolutamente maravilhosos....
Hoje vou passar uma receitinha bem interessante e forte de uma sopinha de ervilhas com grão de bico e costelas defumadas, que fiz lá em casa e agradou bastante nessas noite pra lá de frias.

Sopa de Ervilhas e Grão de Bico com Costelas de Porco Defumadas

Ingredientes:

500 gramas de ervilhas verdes
250 gramas de Grão de Bico
500 gramas de costela de porco defumada
01 cebola grande (cortada em Brunoise)
04 dentes de alho (cortados em Brunoise)
10 grãos de pimenta do reino verde
01 folha de louro
Azeite qb
30 gramas de manteiga
02 litros de caldo de vegetais (Mire Poix com pedaços de alho porró, salsão, cebola, cenoura, talos de salsa ou dois cubos de caldo de vegetais Knnor)
Sal qb
Pimenta do reino moída na hora qb
Molho shoyo qb
Aji-no-moto qb

Modo de Preparo:

Deixe o grão de bico de molho em água fria por cerca de 12 horas, escorra e reserve.
Peque um panela de pressão e com ela destampada em fogo médio refogue em um fio de azeite e com a manteiga a cebola,o alho, assim que estiverem quase dourando coloque a folha de louro, os grãos de pimenta do reino verde e as costeletas de porco, mexa com a ajuda de uma colher de pau/etileno e depois coloque o grão de bico, cubra com parte do caldo de legumes (se for o feito com o Mirepoix, coe), coloque a tampa e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos (marque o tempo depois da válvula começar a apitar, reduza o fogo para brando), desligue o fogo, force a saida da pressão, abra a panela e corrija o tempero com sal, pimenta, shoyo e aji-no-moto.
Tampe a panela novamente e deixe cozinhar mais 20 minutos (retire a pressão, abra a panela e experimente a textura do grão de bico e o tempero), agora depois de aberta a panela coloque as ervilhas misture tudo e cubra com mais caldo, deixe cozinhar em fogo brando até que fiquem macias, desligue o fogo e retire as costeletas (principalmente os ossos que se soltaram) e parte dos grão de bicos (serão usados mais tarde para decorar os pratos).
Agora com a ajuda de um liquidificador, bata tudo (menos as costeletas, a folha de louro e parte dos grãos de bico) e volte para a panela (coloque mais caldo se necessário para afinar) com as costelas defumadas e os grãos inteiros de grão de bico, deixe ferver e sirva bem quente.

Bom Apetite

Adsense